Fatec Adamantina: Curso Superior em Ciência de Dados obtém reconhecimento do CEE

O reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) significa que o curso em questão é consolidado e está dentro dos padrões de qualidade exigidos.

O Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados da Faculdade de Tecnologia de Adamantina – Fatec, instituição pública Estadual de Ensino Superior, foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

O reconhecimento do curso foi formalizado por meio do Parecer CEE-24_2024-02-01, de 31 de janeiro de 2024: “(…) aprova-se, com fundamento na Deliberação CEE 171/2019, o pedido de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados, oferecido pela FATEC Adamantina (…).

Referida decisão do CEE significa que o curso em questão é consolidado e está dentro dos padrões de qualidade exigidos.

O Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados da Fatec Adamantina é oferecido desde 2020 na faculdade, sem nenhum custo aos estudantes.

“É com imensa alegria que a comunidade acadêmica da Fatec Adamantina recebe essa notícia. O Curso Superior em Ciência de Dados se consolidou como um curso de excelência e totalmente gratuito, fruto da dedicação e trabalho dos docentes, coordenação, direção e alunos”, declarou o Diretor da Fatec Adamantina, professor Mestre José Eduardo Rossilho de Figueiredo.

A coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados, professora Doutora Daiane Marcela Piccolo, ressaltou a importância desta conquista e agradeceu a todos: “Esta importante conquista do reconhecimento do curso de Ciência de Dados, é reflexo do trabalho e competência de toda a Fatec Adamantina, desde professores até funcionários administrativos”.

Sobre o Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados:

Considerada uma profissão do futuro, Ciência de Dados forma o profissional para ter habilidade em gestão da informação. Esse profissional desenvolve aplicações e operações para coletar, preparar, misturar, visualizar, explorar e analisar um grande volume de dados, com o objetivo de buscar padrões e identificar tendências para que as empresas decidam baseadas em fatos e números.

O profissional de Ciência de Dados está envolvido diretamente com as estratégias da empresa. Suas técnicas de análise e compartilhamento de dados contribuem para uma maior eficiência do aproveitamento de informações colhidas em cenários de mercado, processos e operação.

Dentre a ampla área de atuação deste profissional, destacam-se empresas em geral (agricultura, indústria, comércio e serviços); empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; de tecnologia; organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, entre outras.

FATEC: Ensino Superior gratuito e de qualidade.

A Fatec é uma faculdade pública do Estado de São Paulo, que há mais de 50 anos oferece cursos superiores de Tecnologia, sem nenhum custo para os estudantes.

Em todo o Estado de São Paulo, são um total de 77 Fatecs distribuídas em 70 municípios paulistas, que atendem mais de 90 mil alunos.

Em Adamantina, a Fatec existe há cinco anos e meio, e oferece os cursos superiores de Tecnologia em Ciência de Dados e Gestão Comercial, ambos presenciais no período noturno. Neste ano, tem início a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Logística, uma parceria com a Etec “Eudécio Luiz Vicente”, por meio do programa Articulação Médio Superior – AMS.

Para estudantes ingressarem na Fatec, são realizados dois vestibulares por ano, geralmente no mês de janeiro e julho.

Para saber mais sobre a Faculdade: Instagram: @fatec.adamantina; Facebook: Fatec Adamantina; site: www.fatec.edu.br/adamantina/ .