Aluna da Fatec Adamantina é selecionada para intercâmbio em Nova Iorque

Emily Camily Alves da Silva, aluna do curso superior em Gestão Comercial, embarca no próximo dia 10/02 para Nova Iorque, com todas as despesas pagas.

Neste sábado (10/02), mais uma estudante da Fatec – Faculdade de Tecnologia de Adamantina, embarca para uma temporada de intercâmbio cultural no exterior.

Trata-se da aluna do 5º semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Emily Camily Alves da Silva, de 21 anos.

Durante quatro semanas, Emily terá a oportunidade de realizar um curso intensivo de língua inglesa e aprender sobre a cultura americana. E tudo isso com todas as despesas pagas.

A aluna da Fatec Adamantina se inscreveu, ainda no ano passado, em edital do Programa de Intercâmbio Cultural 2024 destinados a alunos das Fatecs e Etecs (Escolas Técnicas do Estado), e organizado pelo Centro Paula Souza, autarquia estadual, vinculada à secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para este ano, foram abertas 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Foram selecionados os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais.

Além de Nova Iorque, os demais estudantes selecionados de todo o Estado voam com destinos às cidades de San Diego (EUA), Dublin (Irlanda), Londres, Cambridge, Canterbury, Brighton, Worthing, Bristol, Leeds e Oxford (Reino Unido) e Buenos Aires (Argentina).

Experiência internacional proporcionada pela Fatec

O intercâmbio prevê um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação, traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, além de ajuda de custo e tag de identificação das malas.

Realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015, e retomado em 2022, o programa já levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores para experiências internacionais.

Nos últimos anos, cinco alunos da Fatec Adamantina foram selecionados por meio do Programa de Intercâmbio Cultural, e viajaram para Colômbia, Espanha, Portugal e Inglaterra.