FATEC ADAMANTINA RECEBE PREFEITO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DE CIÊNCIA DE DADOS

No dia 02 de junho, os alunos do curso de Ciência de Dados da Fatec Adamantina apresentaram projetos resultantes de pesquisas orientadas por docentes do curso e baseadas nos conteúdos programáticos das disciplinas estudadas no decorrer deste primeiro semestre de 2022.

Na apresentação esteve presente o Prefeito da cidade de Adamantina Márcio Cardim, o Diretor da Unidade José Eduardo Rossilho de Figueiredo, a coordenadora do curso Daiane Marcela Piccolo, os professores João Lucas Amorim e Paulo Roberto da Silva Ruiz, além dos alunos do 3º e 4º semestres do curso de Ciência de Dados.

O projeto titulado “Ciência de dados aplicada ao Sensoriamento Remoto para o mapeamento da arborização urbana”, sob orientação do professor Paulo Roberto Ruiz, tem como objetivo realizar o mapeamento da arborização urbana, levantando aspectos como o número aproximado de exemplares plantados e a área de cobertura arbórea, com o objetivo de promover relações da população urbana com os bairros, as vias, dentre muitos outros aspectos inerentes à utilização do projeto para o bem-estar da população.  Assim, por meio das técnicas da Ciência de Dados será possível entender a distribuição espacial das árvores no meio urbano, contribuindo com as intervenções do poder público municipal.

Um segundo projeto intitulado “Plataforma de visualização do cenário da dengue no município de Adamantina”, sob orientação do professor João Lucas Amorim, objetivou auxiliar, através de uma aprimorada técnica de monitoramento, contribuir no combate à Dengue no município de Adamantina, alertando a população para os principais focos de dengue.