FATEC Adamantina é selecionada para participar do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa

Fatec entra para o seleto grupo de faculdades integrantes de um dos projetos de extensão mais importantes e conhecidos do Brasil; dois professores e oito alunos estão no Estado de Sergipe para trabalhos voluntários.

A Fatec – Faculdade de Tecnologia de Adamantina, instituição pública Estadual de ensino superior, foi uma das faculdades selecionadas pelo Ministério da Defesa do Brasil para participar do grandioso Projeto Rondon neste ano, uma ação de extensão universitária de nível nacional do Governo Federal, que visa promover ações sociais e soluções sustentáveis para o desenvolvimento da cidadania, da inclusão social e da redução de desigualdades.

O projeto apresentado pela Fatec Adamantina concorreu em processo de seleção pública nacional ainda no ano de 2023, da qual participaram diversas faculdades e universidades públicas e particulares de todo o país.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, que visa à integração de Instituições de Ensino Superior (IES) e municípios brasileiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), envolvendo a participação voluntária de estudantes e professores universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

As IES selecionadas desenvolverão cursos e oficinas de capacitação para a população da região onde será realizado o projeto.

Neste ano, o Projeto Rondon será no Estado de Sergipe, de 19 de janeiro a 4 de fevereiro, e foi batizado pelo Ministério da Defesa de “Operação Mangabeiras”.

O projeto da Fatec Adamantina foi escrito pelo professor Doutor Bruno César Góes, docente do curso superior de Gestão Comercial, e contou com o apoio do professor Doutor Paulo Roberto da Silva Ruiz, docente do curso superior de Ciência de Dados.

Os dois professores e oito alunos regularmente matriculados nos cursos da Fatec Adamantina, estes selecionados por meio de Edital aberto a todos os alunos, partiram para Sergipe dia 17 de janeiro, por volta das 20h00, saindo da Fatec para o aeroporto de Guarulhos.

Todos os custos com transporte aéreo, hospedagem e alimentação, serão custeados pelo Ministério da Defesa. Ainda, parceria firmada entre a Fatec e a Prefeitura de Adamantina viabilizou a ida dos professores e alunos.

Projeto Rondon – Sergipe: Operação Mangabeiras

De 19 de janeiro a 4 de fevereiro deste ano, o projeto terá a participação de 252 Rondonistas, professores e estudantes universitários de todo o Brasil, que realizarão trabalhos voluntários no período de férias, em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável nos municípios sergipanos.

O projeto conta com a parceria do Governo do Estado de Sergipe e dos municípios participantes. Contará, também, com o apoio do Exército Brasileiro, representado pelo 28° Batalhão de Caçadores, Organização Militar do Comando Militar do Nordeste.

A Operação terá como centro regional a cidade de Aracaju e atenderá 12 municípios do Estado.

Cada município receberá, por 12 dias, duas universidades com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, divididas por dois conjuntos: “A” (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e “B” (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho).

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto surgiu em 1967, quando foi realizada a primeira missão intitulada Operação Zero. Cerca de 30 universitários e dois professores conheceram a realidade amazônica do Estado de Rondônia e a partir dessa semente o Projeto Rondon cresceu envolvendo inúmeras instituições de ensino superior e seus alunos.

Nos últimos 18 anos, o Projeto Rondon realizou 91 operações que levaram ações transformadoras a um total de 1.320 municípios, estando presente em quase todas as Unidades da Federação.

O Programa já capacitou 25.127 Rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.