FATEC Adamantina participa do III Encontro de Ciência de Dados das Fatecs

Alunos e professores do Curso Superior de Ciência de Dados da Faculdade de Tecnologia de Adamantina (Fatec) marcaram presença no III Encontro de Ciência de Dados das Fatecs, realizado de forma remota nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a partir das 19h30min.

Das 77 unidades da Fatec em todo o Estado de São Paulo, o evento reuniu as cinco Fatecs que oferecem o Curso Superior de Ciência de Dados: Fatec Adamantina, Ourinhos, Baixada Santista – Rubens Lara, Cotia e Santana de Parnaíba.

No dia 8 a abertura do encontrou contou com a participação do prof. Rafael Ferreira Alves – Coordenador Técnico do Ensino Superior de Graduação – Cesu do Centro Paula Souza, além dos coordenadores dos Cursos Superiores de Ciência de Dados das cinco Fatecs citadas, dentre eles a profa. Dra. Daiane Marcela Piccolo, coordenadora do curso na Fatec Adamantina.

Após, os participantes assistiram a palestra sobre o tema: O uso da Ciência de Dados na PwC, insights, experiências e casos práticos, ministrada por Naoe Yoshimoto – Engenheira Civil formada pela Escola Politécnica da USP, iniciou na PwC como analista de negócio em 1997 e desde então acumulou experiência atuando em diferentes papéis nas áreas financeira e de TI. Foi CIO (Chief Information Officer) da PwC Brasil por sete anos e Chair dos CIOs de Américas. Premiada duas vezes como um dos 50 CIOs mais influentes na América Latina pela HITEC. Em 2020 foi nomeada Chief Data Office para criar e governar a área de dados na PwC Brasil, quando tornou-se a primeira sócia com a carreira desenvolvida exclusivamente na área administrativa da firma.

A PwC é uma rede de firmas independentes e uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo. Estão presente em 151 territórios, com mais de 360 mil profissionais dedicados à prestação de serviços integrados em auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria estratégica e assessoria em transações. No Brasil, a empresa está há mais de 100 anos, e atualmente conta com cerca de 4 mil profissionais, distribuídos em 15 escritórios por todas as regiões do país.

Nos dias 9 e 10 o evento prosseguiu com mesas de debates e submissão de artigos por alunos e professores e apresentação de trabalhos desenvolvidos nas cinco Fatecs participantes. Os alunos e professores do Curso Superior em Ciência de Dados da Fatec Adamantina apresentaram os seguintes trabalhos:

Título: Análise exploratória e meta-aprendizado em dados do Enem 2019.

Autores: Luiz Gabriel Camilo Lucas; Guilherme Chuman Troncon; Jean Albuquerque; prof. Doutor Paulo Roberto da Silva Ruiz.

Título: Interferência estatística para análise de mercado que avalia fraudes em empresas de revenda de cosméticos.

Autores: Aline Rocha dos Santos; Isadora Alves Teixeira Previtalle; prof.ª Mestre Camila Gonçalves Costa.

Título: Técnicas de aprendizado de máquina aplicadas na previsão de resultados de jogos de futebol.

Autores: Lucas dos Santos; Matheus Yoshio Ogawa; prof. Doutor Ronnie Shida Marinho.

Sobre o Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados:

Considerada uma profissão do futuro, Ciência de Dados forma o profissional para ter habilidade em gestão da informação. Esse profissional desenvolve aplicações e operações para coletar, preparar, misturar, visualizar, explorar e analisar um grande volume de dados, com o objetivo de buscar padrões e identificar tendências para que as empresas tomem decisões baseadas em fatos e números.

O profissional de Ciência de Dados está envolvido diretamente com as estratégias da empresa. Suas técnicas de análise e compartilhamento de dados contribuem para uma maior eficiência do aproveitamento de informações colhidas em cenários de mercado, processos e operação.

Dentre a ampla área de atuação deste profissional, destacam-se empresas em geral (agricultura, indústria, comércio e serviços); empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; de tecnologia; organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, entre outras.

FATEC: Ensino Superior gratuito e de qualidade.

A Fatec Adamantina, instituição estadual de Ensino Superior, está com inscrições abertas para o vestibular 2024, até as 15h do dia 12 de dezembro de 2023.

São 24 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados e outras 24 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, ambos presenciais com aulas no período noturno, no campus da Fatec em Adamantina. Cada curso tem duração de três anos.

As inscrições devem ser realizadas no site www.vestibularfatec.com.br. Os interessados terão que pagar apenas a taxa de inscrição do vestibular, no valor de R$ 84,00.

Os cursos são inteiramente gratuitos, já que a Fatec é uma faculdade estadual, com mais de 50 anos de atuação e mais de 70 unidades instaladas em todo o estado de São Paulo.