Alunos da FATEC Adamantina apresentam artigos científicos no CicFai

Com o apoio e orientação de professores, seis alunos todos do 6º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados da Faculdade de Tecnologia de Adamantina (Fatec), desenvolveram e apresentaram com excelência quatro artigos científicos no Congresso de Iniciação Científica da Unifai, realizado de 23 a 25 de outubro.

Confira abaixo quem foram os alunos, temas abordados e professores da Fatec que orientaram os trabalhos:

Dia 23/10 – Apresentação oral:

Título: Classificação de textos utilizando Redes Neurais Artificiais Profundas – Deep Learning.

Alunos: Gabriel Baldo; Heitor Henrique Faccas Cardoso, ambos do 6° semestre do Curso Superior em Ciência de Dados.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ruiz.

Dia 24/10 – Apresentação em Pôster:

Título: Uso de algoritmos de boosting para a classificação da cobertura do solo urbano a partir de imagem WorldView-3.

Aluno: Mateus Henrique Pereira Rosseto, do 6º semestre do Curso Superior em Ciência de Dados.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ruiz.

Título: Aplicando conceitos de machine learning em órgãos públicos utilizando séries temporais: uma análise financeira da prefeitura de Adamantina.

Alunos: Guilherme Chuman Troncon; Fabricio da Silva Malachias, ambos do 6° semestre do Curso Superior em Ciência de Dados.

Orientadora: Profa. Dra. Eliane Vendramini de Oliveira.

Título: Análise de sentimento em comentários de usuários e avaliações de produtos utilizando Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Aluna: Valéria Maria Barbosa Novaes, do 6º semestre do Curso Superior em Ciência de Dados.

Orientadora: Profa. Dra. Eliane Vendramini de Oliveira.

A coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados da Fatec Adamantina, profa. Dra. Daiane Marcela Piccolo, ressaltou a importância da participação de alunos em eventos deste tipo, bem como o apoio e incentivo dos professores da Fatec: “A participação de alunos em eventos de iniciação científica é extremamente interessante e positivo para todos os envolvidos: Fatec, professores orientadores e principalmente para os alunos participantes, contribuindo para o ensino aprendizagem e acrescentando mais um certificado no currículo dos autores dos trabalhos”, explica a coordenadora.

Parabenizo os alunos pelos interessantes trabalhos desenvolvidos e apresentados, bem como aos professores da Fatec Adamantina, Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ruiz e Profa. Dra. Eliane Vendramini de Oliveira, pela fundamental orientação e incentivo aos nossos alunos, na produção desses artigos científicos”, finaliza a Profa. Dra. Daiane.

FATEC: Ensino Superior gratuito e de qualidade.

Quem tem interesse em cursar uma faculdade, a Fatec é uma excelente oportunidade para conseguir realizar esse sonho.

Instituição estadual de ensino superior, está com inscrições abertas para o vestibular 2024, até as 15h do dia 12 de dezembro de 2023.

São 24 vagas para o curso superior de tecnologia em Ciência de Dados e outras 24 vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão Comercial, ambos presenciais com aulas no período noturno, no campus da Fatec em Adamantina. Cada curso tem duração de três anos.

As inscrições devem ser realizadas no site www.vestibularfatec.com.br. Os interessados terão que pagar apenas a taxa de inscrição do vestibular, no valor de R$ 84,00. A prova será aplicada no dia 7 de janeiro de 2024, as 13 horas na Fatec de Adamantina, localizada na Rua Paraná nº 400, no Jardim Brasil.

Os cursos são inteiramente gratuitos, já que a Fatec é uma faculdade estadual, com mais de 50 anos de atuação e mais de 70 unidades instaladas em todo o estado de São Paulo.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Fatec Adamantina: WhatsApp: (18) 99730-0052; telefone: (18) 3522-4181; Instagram: @fatec.adamantina; Facebook: Fatec Adamantina; site: www.fatec.edu.br/adamantina/ .