FATEC Adamantina realiza V Semana de Tecnologia com maratona de inovação

A Faculdade de Tecnologia de Adamantina (Fatec), instituição pública de ensino superior, realizou a V Setec – Semana de Tecnologia, evento voltado aos estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial e de Ciência de Dados, ofertados na faculdade.

Com o tema “Utilização da comunicação e tecnologia frente aos desafios do comércio local”, o evento contou com palestras de profissionais das áreas de administração, comunicação e tecnologia, realizadas no auditório da Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente.

A Fatec inovou na V Semana de Tecnologia, trazendo, além de palestras, a 1ª edição do Ideathon, que consiste em uma maratona de inovação, para a criação de solução para um problema específico. O Ideathon foi realizado em parceria com o Inova do Centro Paula Souza.

A abertura do evento teve início às 19h30, no dia 9 de outubro, e neste os alunos da Fatec tiveram a oportunidade de assistir palestras com os seguintes profissionais:

Prof. Mestre Dercilio Volpi Júnior, que explicou as regras e objetivos do Ideathon;

Prof. Mestre Fabiano Pinto Neves (Administrador de Empresas, coordenador da experiência do cliente no Departamento de Marketing da empresa Máquinas Agrícolas Jacto S.A – Pompéia-SP), que falou sobre “A experiência do cliente na era digital”;

Lincoln Brasil Granado (bacharel em Ciências da Computação) e Samuel Soares de Sousa (empresário, Analista de Sistemas e graduado em Ciências da Computação), ambos sócios na empresa Doctus Tecnologia de Adamantina, que abordaram o tema “Uso da tecnologia para marcar presença digital”;

Dione Danilo Aniceto (Administrador de Empresas, gerente administrativo e de pessoas na empresa Oeste Seguros de Adamantina), falando sobre “Novos desafios para carreira profissional trazidos pela tecnologia”.

Após, os palestrantes participaram juntos de uma mesa redonda de debates, mediada pelo prof. Lucas João Braga, da Fatec Adamantina. Ao final, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar perguntar aos palestrantes.

Finalizando a noite, os alunos inscritos para o 1ª Ideathon foram divididos em grupos de trabalho, para na noite seguinte iniciarem a maratona.

No dia 10 de outubro, nas dependências da Fatec Adamantina, os grupos de alunos conheceram o problema a ser resolvido no Ideathon, que consistia em: Como os

pequenos e microempresários podem se utilizar da comunicação e tecnologia para se manter competitivo diante do mercado do futuro.

Os grupos se reuniram nas salas de aulas da Fatec para discutirem e criarem propostas para solução do problema acima. No final da noite, cada grupo gravou um vídeo explicando as alternativas criadas.

Já no último dia do evento, 11 de outubro, novamente no auditório da Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, os palestrantes do primeiro dia – Dione (Oeste Seguros) e Lincoln (Doctus Tecnologia) – compareceram para julgar os trabalhos dos grupos de alunos. Juntaram-se a eles, os professores da Fatec Júlio César Ferrari e Evandro Jardim dos Santos.

Completando o time de jurados, compareceu o empresário e corretor de seguros Marco Souza Filho (mestre em Gestão pela EAESP-FGV e graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP), que além de julgar os trabalhos ministrou palestras aos alunos.

Em seguida, foram exibidos os vídeos produzidos pelos grupos, explicando a solução criada para o problema proposto. Os jurados se reuniram para discutir e votar nos dois melhores grupos, considerando os critérios de aplicabilidade, criatividade, inovação e pitch (apresentação curta e direta da ideia).

Encerrando o evento, foram anunciados os dois grupos vencedores:

1º lugar: Grupo 9 – Guilherme C. Troncon, Meire C. Bevilacqua Serrante, Nayara H. Cordeiro dos Santos e Tainara Galante de Sousa;

2º lugar: Heitor H. Faccas Cardoso, Fabricio da Silva Malachias, Jenifer Marinho Rocha, Marcelo Mizuki, Paulo G. Cordeiro dos Santos, Robson H. Zerbini Barroso, Wellington H. Silvério.

Para o diretor da Fatec Adamantina, Prof. Mestre José Eduardo Rossilho de Figueiredo, eventos como esses são uma grande oportunidade para os alunos criarem ou ampliarem suas redes de contatos: “a V Semana de Tecnologia da Fatec Adamantina foi uma excelente oportunidade para que os nossos alunos criem ou ampliem seu networking com profissionais de empresas da nossa cidade e região, e neste ano inovamos com o 1º Ideathon, que proporcionou a interação entre os alunos dos cursos de Gestão Comercial e Ciência de Dados da Fatec”, destacou o diretor.