PROJETO DE FATECANOS É SELECIONADO PARA O PROGRAMA VITRINE INOVA CPS

Projeto de estudantes do primeiro módulo de Gestão Comercial da FATEC/Adamantina se destaca no quesito inovação do Projeto Escola de Inovadores 2020/1 e fica entre as cinquenta propostas de empreendimentos que comporão ao Programa Vitrine Inova CPS. A proposta prevê a criação de um museu virtual como forma de valorização da cultura, contribuindo para o fortalecimento da identidade regional.

Baseando-se na economia criativa e na economia cultural, os estudantes inscreveram a proposta de construção de um Museu Virtual, que atue como agente de promoção do desenvolvimento socioeconômico por meio da história e da cultura local e regional.

O grupo é composto por Isabela Raissa Rosa Bosso (Adamantina), Victor Hugo Silva Souza (Pauliceia), e Luiz Gabriel Camilo Lucas (Irapuru). Isabela Raíssa e Luiz Gabriel ão ex-alunos da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente (Adamantina), sendo que ele, atualmente, estuda engenharia da computação no IF de Birigui. Isabela Raíssa e Victor Hugo cursam o primeiro módulo de Gestão Comercial na FATEC Adamantina.

Isabela Raissa, Victor Hugo e Luiz Gabriel participaram do Programa Escola de Inovadores, oferecido semestralmente pelo Centro Paula Souza, desde 2015. Neste ano, em função da pandemia Covid-19, o curso migrou para o ambiente virtual, numa plataforma criada especificamente para esse propósito. O polo regional da edição 2020/1 foi a ETEC Prof.ª Carmelina Barbosa, de Dracena, sendo coordenado pela agente de inovação prof.ª Izabel Castanha Gil. O Programa Escola de Inovadores constitui-se num curso de quarenta horas, que oferece modernas ferramentas de gestão, tais como Canvas, Design Thinking, Pitch e outras.

Dentre mais de mil projetos inscritos em todo o estado de São Paulo, cinquenta foram selecionas para o Programa Vitrine Inova CPS. Por cerca de noventa dias, esses projetos ficarão expostos no site da INOVA CPS, podendo ser visitados por investidores. A etapa seguinte constitui-se na seleção de dez projetos, que receberão mentoria específica

“O museu propõe-se a reunir conteúdos diversos: documentos, fotografias, vídeos, matérias jornalísticas relevantes. Pretende-se a valorização e a integração de diferentes gerações, além de servir como fonte para pesquisas ou mesmo de material pedagógico, sem contar com a reconstrução histórica em 3D da área que corresponde aos municípios da Nova Alta Paulista. A estrutura criada também serviria como interface para uma vitrine de produtos e produtores locais e regionais, auxiliando na promoção das vendas, criação da identidade e desenvolvimento socioeconômico regional, por meio de cadeias curtas”, diz Isabela.