Design de Moda

Perfil Profissional

Pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Tecnólogo em Design de Moda é o profissional que cria e desenvolve produtos para a indústria da moda. Analisa e aplica fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, socioculturais e produtivos. Realiza pesquisa de moda. Planeja, gerencia e articula coleções de moda com processos de fabricação, matérias-primas e viabilidade técnica e sustentável. Elabora e executa protótipos, modelos, croquis, fichas técnicas e portfólios, com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica. Executa a divulgação de sua arte, produtos e serviços. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

                       

Área de Atuação

Este profissional pode empreender negócio próprio ou atuar nas áreas:

  • Gestão da produção têxtil e confecção;
  • Design, projeto e desenvolvimento de produtos;
  • Pesquisa de tendência de moda;
  • Criação, vendas e apresentação de coleções;
  • Controle de qualidade;
  • Gestão de recursos materiais e humanos;
  • Ensino, pesquisa e consultoria.

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso é o de capacitar o estudante para o desenvolvimento de competências profissionais que se traduzam na aplicação, no desenvolvimento (pesquisa aplicada e inovação tecnológica) e na difusão de tecnologias, na gestão de processos de produção de bens e serviços e na criação de condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

Objetivos Específicos

  • Propiciar a graduação de profissionais em Design de Moda que possam contribuir para a inovação e melhoria de processos e produtos, se antecipando às tendências de mercado, criando coleções e proporcionando o desenvolvimento da indústria e da moda, dentro de perspectiva ética e sustentável dos negócios.
  • A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver nos estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes para:
    • Planejamento: Desenvolver produto e processo para quantificar o tempo e estimar o custo a ser aplicado. Criar planos para que a empresa possa usar e acompanhar o desenvolvimento e desempenho de sua equipe.
    • Visão estratégica: Saber como utilizar os recursos disponíveis para atingir os objetivos e metas definidos. Conhecer os pontos fortes e fracos da organização e acompanhar a evolução dos produtos e serviços prestados.
    • Visão global: Enxergar o todo e, ao mesmo tempo, as partes das organizações. Compreender que falhas em partes do processo pode ocasionar danos materiais, financeiros. Portanto, o profissional de Tecnologia em Design de Moda precisa conhecer o funcionamento dos diversos setores produtivos e administrativos da organização e ser assertivo conforme sua área de atuação.
    • Conhecimentos de inglês: Muito da tecnologia têxtil e da moda são produzidos nessa língua. Além disso, esse profissional precisa ler textos em inglês para se manter atualizado e por vezes terá que se comunicar neste idioma com fornecedores e clientes no âmbito internacional. As empresas em todas as áreas estão exigindo cada vez mais esta competência.
    • Raciocínio lógico: Familiaridade com números, planilhas, pesquisas, estatísticas para realizar estudos, organizar dados, medir desempenho, fazer demonstrações de resultados obtidos.
    • Relacionamento: Habilidade nas relações interpessoais para circular com facilidade nas principais áreas organizacionais, centros de pesquisa, etc. em que trabalha e entre os parceiros e colaboradores. É necessário, ainda capacidade de negociação de prazos, lidar com conflitos e manter a equipe motivada. O profissional de Tecnologia em Design de Moda deve ter flexibilidade para lidar com todos os níveis dentro da organização, da diretoria ao nível operacional.
    • Cultura organizacional: Compreender a cultura organizacional e tornar-se um agente de transformação, ou seja, promover a mudança de paradigmas, combater maus hábitos e antigos mitos e vícios enraizados nas Instituições, além de ter a preocupação com os temas históricos e culturais brasileiros.

Duração

6 semestres.

Vagas

40 vagas semestrais no período matutino.

 

Carga Horária

2400 horas + 240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação.

 

Matriz Curricular

Para acessar a matriz curricular detalhada, clique aqui.

 

Coordenação

Professor Carlos Frederico Faé