Têxtil e Moda

Perfil Profissional

O Tecnólogo Têxtil e Moda atua na cadeia produtiva têxtil, desde a fabricação de fios até a comercialização do produto final. Esse profissional, obedecendo aos padrões de qualidade e sustentabilidade, desenvolve projetos e pesquisas tecnológicas ligadas à produção têxtil.

Trabalha na criação de fios, tecidos e malhas, nos processos de beneficiamento e na definição de cores, além de poder participar do planejamento da produção. Está habilitado ainda a desenvolver coleções de moda, analisando tendências e preferências dos consumidores, atuando nos processos de modelagem, confecção e acabamento de peças de vestuário. Responsabiliza-se pela produção de desfiles, lançamento de novos produtos e catálogos de moda.

Com visão empreendedora e conhecimentos de gestão, o profissional é capaz de elaborar projeções orçamentárias, gerenciar equipes de produção e desenvolvimento, realizar ações de marketing e vendas.

 

Objetivos do Curso

Gerais

Propiciar a graduação de profissionais de Têxtil e Moda que possam contribuir para inovação e melhoria de processos e produtos, se antecipando às tendências de mercado, criando coleções e proporcionando o desenvolvimento da indústria e da moda, dentro de perspectiva ética e sustentável dos negócios.

 

Específicos

Preparar profissionais que se responsabilizam pela produção têxtil, conhecendo as fibras têxteis e suas aplicações, gerindo a produção de fios, desenvolvendo tecidos e malhas e definindo os processos de beneficiamento.

Entendendo a história da moda o profissional será capaz de pesquisar tendências, criar desenhos e formas, determinar cores, texturas e padronagem, projetar coleções, confeccionar produtos de moda e realizar desfiles.

Explorando as ferramentas de gestão terá habilidades para propor processos logísticos, implementar programas de qualidade, coordenar equipes, elaborar campanhas de marketing assegurando o cumprimentos das leis e garantindo a sustentabilidade.

 

Duração

6 semestres.

 

Vagas

40 vagas semestrais no período matutino (aulas de segunda à sexta-feira, das 07h40min às 13h10min).

 

Carga Horária

2800 horas, sendo 2400 horas/aula, 240 horas de Estágio Curricular e 160 horas do Trabalho de Graduação.

 

Matriz Curricular

Para acessar a matriz curricular detalhada, clique aqui.

 

Coordenação

Professor Alex Paulo Siqueira Silva