Produção Têxtil

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Produção Têxtil atua no planejamento, execução, controle e avaliação do processo de produção de tecidos. Ele define formas de otimização das atividades, especifica e planeja a utilização de matéria-prima, insumos, mão de obra, máquinas e equipamentos. Esse profissional, obedecendo aos padrões de qualidade nos processos de produção têxtil, elabora leiaute e arranjos físicos do ambiente fabril têxtil, gerencia equipes de produção e coordena rotinas de manutenção preditiva e preventiva de máquinas e equipamentos.

São habilitados a estudar, projetar e dirigir implementações na indústria têxtil e nas confecções, com condições para avaliar e sugerir diferentes matérias primas, bem como desenvolver novos produtos. Poderão atuar no controle de qualidade em todas as fases do processo industrial, desde a aquisição da matéria prima até o projeto final. São capazes de efetuar projeções orçamentárias de lançamento de novos produtos, dirigir e supervisionar sistemas de produção, podendo gerenciar equipes de projetos, produção e controle, bem como realizar trabalhos técnicos de atualização, manutenção de equipamentos têxteis e correlatos, e ainda nas áreas de compras, vendas e marketing. Poderão dedicar-se ao ensino, à pesquisa e à realização de vistorias, avaliações e laudos técnicos dentro de seu campo profissional.

 

Objetivos do Curso

Gerais

Contribuir com a formação dos profissionais empreendedores e competentes para atuarem na indústria de têxteis e nas confecções.

 

Específicos

Preparar profissionais que se responsabilizam pela produção têxtil, na distribuição, na coordenação e orientação de trabalhadores no beneficiamento e preparação do algodão e de fibras de fiação e tecelagem de fios artificiais, de lã, de fabricação de tecidos elásticos e artigos de malhas.

Assegurar a manutenção dos equipamentos e a higiene e segurança no trabalho e administrar materiais, custos e os processos de trabalho complementares tais como busca de informações, utilização de ferramentas de gestão, introdução de melhorias no método de trabalho, entre outros, que venham a complementar as atividades dos tecnólogos em produção têxtil.

 

Duração

7 semestres.

 

Vagas

40 vagas semestrais no período noturno.

 

Carga Horária

2800 horas, sendo 2400 horas/aula, 240 horas de Estágio Curricular e 160 horas do Trabalho de Graduação.

Horário de Aula

Do 1º ao 7º semestre, aulas de segunda à sexta-feira, das 19h00 às 22h30, exceto no 6º semestre, com aulas de segunda à sexta-feira, das 19h00 às 22h30, e aos sábados das, 7h40 às 13h00.

 

Matriz Curricular

Para acessar a matriz curricular detalhada, clique aqui.

 

Coordenação

Professor Daives Arakem Bergamasco