Jogos Digitais

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento de entretenimento digital, desenvolvendo produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros gêneros. Lida com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais e trabalha no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo, em rede ou isoladamente, de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados. Também apresenta sólidas competências de programação e desenvolvimento de sistemas.

Áreas de Atuação

O Tecnólogo em Jogos Digitais pode atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação. Atua, também, em empresas de qualquer setor, no desenvolvimento de sistemas.

Competências dos Egressos

  • Desenvolver, construir e implementar sistemas para jogos por computador voltados para diferentes plataformas computacionais;
  • Gerenciar ou liderar equipe multidisciplinar de projeto e desenvolvimento de jogos e aplicações de entretenimento digital;
  • Saber implementar e utilizar diferentes interfaces humano-computador, recursos gráficos, de multimídia e de redes para criação de jogos e aplicações de entretenimento digital;
  • Identificar e utilizar tecnologias emergentes na área de entretenimento digital, assim como contribuir na construção de novos conhecimentos e de tecnologias inovadoras;
  • Aplicar conhecimentos para atuar de forma criativa e empreendedora;
  • Ser capaz de fazer a escolha de dispositivos adequados ao desenvolvimento de sistemas, uma vez identificadas suas características de uso;
  • Saber Identificar características específicas de usuários e as influências nas preferências estéticas e estratégicas relativas à cultura, gênero e idade;
  • Ser capaz de manejar as tecnologias, pautado por princípios éticos, respeito à pessoa humana, e responsabilidade social no desenvolvimento de jogos e entretenimento digital.

Infraestrutura

  • Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
  • Laboratório de arquitetura de computadores
  • Laboratório de informática com programas específicos e conectados à Internet
  • Laboratório de redes de computadores
  • Oficina de criação
  • Recursos para videoconferências
  • Estúdio para montagem de cursos à distância

Duração

6 semestres

Vagas

40 vagas semestrais, no período noturno.

Carga Horária

2800 horas (incluindo estágio e trabalho de graduação)

Matriz Curricular

Coordenação

Professor Renato Kraide Soffner