Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

 

Áreas de Atuação

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou como empreendedor em informática. Este profissional estará apto a projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades institucionais, coordenar infra-estruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades, realizar consultoria em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware, atuar em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento de software, e empreender seu próprio negócio em informática.

 

Objetivos do Curso

Gerais

Formar profissionais que projetem, implementem e coordenem infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo a necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas empresas.

 

Específicos

Uma vez que os sistemas de informação estão difundidos em todas as áreas organizacionais, é ampla a atuação do profissional de Sistemas de Informação como agente e promotor de mudanças, fazendo com que as empresas utilizem adequadamente a tecnologia da informação na solução de seus problemas.

É um trabalho que apresenta aspectos multidisciplinares, integrando diversas áreas de conhecimento, como ciência da computação, ciências gerenciais e ciências comportamentais.

Para tanto os objetivos específicos do curso são:

  • Formar profissionais capazes de analisar problemas e desenvolver soluções para as organizações, através da modelagem e implementação de sistemas de informação;
  • Formar profissionais com visão interdisciplinar, que busquem o aperfeiçoamento contínuo, integrando conhecimentos para o desenvolvimento de soluções computacionais adequadas às organizações.
  • Promover sólida formação técnico científica para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos de sistemas de informação.
  • Estimular o egresso a interagir junto aos problemas sócio tecnológicos da comunidade e das organizações.
  • Formar profissionais com visão global, humanística e calcada na ética.
  • Incentivar a investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

 

Duração

6 semestres.

 

Vagas

80 vagas semestrais, sendo 40 no período matutino e 40 no período vespertino.

 

Carga Horária

2800 horas, 2400 horas + 240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação.

 

Matriz Curricular

Para acessar a matriz curricular detalhada, clique aqui.

 

Coordenação

Professor Rogério Nunes de Freitas