Página inicial

Universidade de Varsóvia, Faculdade de Novas Filologias

17-18 de janeiro de 2019

Ontem floriste como por encanto,
sintetizando toda a primavera;
mas tuas flores, frágeis entretanto,
tiveram o esplendor de uma quimera.
Como num sonho, ou num conto de fada,
se transformando em nívea cascata,
tuas florzinhas, em sutil balada,
caíam como se chovesse prata…”

Sílvio Ricciardi

Por ocasião do décimo aniversário do ensino de Português do Brasil no Departamento de Língua e Cultura Luso-Brasileira do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos (I.E.I. e I.) da Universidade de Varsóvia decidimos realizar um encontro durante os dias 17 e 18 de janeiro de 2019, que nos garantirá uma plataforma de troca de conhecimentos, experiências e vivências ligadas  ao ensino de Português do Brasil e em Português do Brasil.

Assim sendo, convidamos especialistas de diversas áreas científicas que possuem uma vasta experiência em ensinar o Português do Brasil, tanto nas aulas de língua, como tendo em conta abordagens multifacetadas que cruzam os campos da linguística, didática, estudos literários, estudos de tradução e teatro.

O presente simpósio será o início de um ciclo de simpósios organizados anualmente no mês de janeiro, um mês simbólico, que reúne o calor e a luz do verão brasileiro com os dias escuros e níveos do inverno polonês. Será um evento que resplandecerá com o seu fulgor a escuridão do inverno, assim como os ipês-amarelos alegram a paisagem brasileira na época mais rigorosa do ano.

Os textos das comunicações proferidas no evento serão posteriormente publicados num volume comemorativo da série Biblioteca Ibérica (http://www.bibliotekaiberyjska.pl/) segundo as normas da ABNT.