Resultados do Enade colocam Fatec Americana em grupo de excelência

A Fatec Americana teve, mais uma vez, a qualidade de seu ensino atestada. Em 2012, a faculdade participou do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho de alunos concluintes do Ensino Superior, e atingiu nível de excelência de ensino segundo o Ministério da Educação (MEC) nos cursos de Gestão Empresarial e Logística. Em 2012, o Enade avaliou diversos cursos na área de Ciências Humanas, como Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, e cursos nas áreas Tecnológicas de Gestão de Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Ao todo, foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior. Na Fatec Americana, foram avaliados os cursos de Gestão Empresarial e Logística.

O índice de avaliação do Enade vai de zero a 5, sendo zero o pior índice e 5 o melhor. Os cursos com conceito 3 são considerados aceitáveis, enquanto que os cursos com conceito abaixo de 3 são considerados insatisfatórios. Já os cursos com conceito de 4 a 5 são considerados grupo de excelência em educação. De acordo com os dados divulgados pelo MEC, a Fatec Americana está situada no grupo de excelência, tendo o curso de Gestão Empresarial com conceito 4 e o curso de Logística, 5. Quando comparados aos demais cursos do Brasil, os cursos da Fatec Americana também obtiveram ótimo desempenho. Entre os cursos de Logística de todo o país, o curso oferecido na Fatec Americana foi considerado o décimo melhor entre todas as 257 instituições avaliadas. Já o curso de Gestão Empresarial ficou em 35º entre 178 instituições avaliadas em todo o Brasil.

Os coordenadores dos cursos de Gestão Empresarial e Logística da Fatec Americana, Professora Daniela Maria Feltrin Marchini e Professor José Eduardo Rossilho de Figueiredo, respectivamente, se mostraram bastante satisfeitos com o resultado. “Parabenizo a todos os alunos e ex-alunos da Fatec Americana que fizeram o exame em 2012”, comentou a Professora Daniela. “Estou muito satisfeita e grata por fazer parte da equipe da Fatec Americana”, completou. O Professor José Eduardo também comentou sobre o impacto do exame nos alunos. “Nossos alunos podem ficar orgulhosos, pois estão estudando em uma instituição com nível de excelência. Eles devem ter orgulho de estudar na Fatec Americana”, disse.

O diretor da Fatec Americana, Professor Rafael Ferreira Alves, também se disse muito satisfeito com o trabalho desenvolvido na faculdade. “Essa é mais uma grande conquista da Fatec Americana, pois estamos no grupo de excelência. Isso mostra a competência da nossa equipe de docentes, coordenações e funcionários”, disse. “Os cursos de Logística e Gestão Empresarial foram implantados em 2008 e, em cinco anos, já se encontram em um nível de excelência”, completou. O Professor Rafael também aproveitou para parabenizar os envolvidos. “Deixo aqui os parabéns da Direção da Fatec Americana a todos!”, finalizou.

Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Produção Têxtil e Segurança da Informação, que completam o rol de cursos oferecidos pela Fatec Americana, não foram avaliados pelo Enade em 2012 pois não são da área das Ciências Humanas e serão avaliados nos próximos anos. Em 2013, serão avaliados cursos nas áreas de Saúde e Ciências Biológicas.