Professor Humberto Innarelli concede entrevista ao Jornal da Unicamp

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia Americana, com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (FEM/UNICAMP – 2006) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), o professor da Fatec Americana e Diretor Técnico do Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp, Humberto Celeste Innarelli concedeu a entrevista “Para que a memória não se perca” publicada no Jornal da UNICAMP na edição 626 de 2015. A entrevista pontua que a gestão e a preservação inadequada dos documentos arquivísticos digitais – em geral sob responsabilidade dos administradores e profissionais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) sem a participação dos profissionais de arquivo – coloca em risco esses documentos e, consequentemente, a memória social de parte da história da humanidade. Partindo desse pressuposto, o pesquisador desenvolveu tese em que propõe um modelo conceitual de gestão da preservação desses documentos, aplicável a qualquer instituição, independentemente do seu porte e do volume de recursos disponíveis. Para visualizar o artigo completo acesse: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/626/para-que-memoria-nao-se-perca.