Pesquisa coloca FATECS entre as melhores faculdades do Estado

Pesquisa coloca Fatecs entre melhores faculdades do Estado

Foram avaliadas 361 instituições entre universidades, faculdades e centros universitários

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

A avaliação levou em conta a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no triênio 2007, 2008, 2009, entre outros indicadores. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). São consideradas satisfatórias as instituições classificadas entre as faixas 3 e 5 (confira valores no final do texto).

No Estado de São Paulo, foram avaliadas 361 instituições – somadas universidades, faculdades e centros universitários. Entre as Fatecs, a unidade de Sorocaba, classificada na faixa 4, é a 11ª melhor do estado e a 20ª do país. Na mesma faixa de classificação, Fatec Guaratinguetá e Fatec Indaiatuba também estão entre as 30 melhores do Estado. Fatec Americana, Fatec Baixada Santista (Santos), Fatec Ourinhos, Fatec São José dos Campos, Fatec São Paulo e Fatec Taquaritinga estão na faixa 3.

Veja aqui a classificação das Fatecs.

Enade

As três Fatecs que participaram do Enade 2009, cujo resultado foi divulgado no dia 13 de janeiro, também foram bem avaliadas. Os cursos de Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) das Fatecs Guaratinguetá e Indaiatuba foram classificados na faixa 4. Automação de Escritórios e Secratariado, da Fatec São Paulo, está na faixa 3. A Fatec Americana também foi inscrita no exame, mas não obteve nota porque ainda não formou nenhuma turma no curso avaliado (Processos Gerenciais).

Confira o desempenho das Fatecs*:

Fatec Colocação Faixa

Fatec Sorocaba 11ª 4