Mais um aluno da Fatec Americana ganha bolsa de intercâmbio

Mais um aluno da Fatec Americana ganha bolsa de intercâmbio

No dia 9 de janeiro de 2012, foi divulgada a lista de ganhadores das primeira bolsas de estudos do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza do ano de 2012. O aluno Renildo Miranda de Oliveira, formando do Curso Superior de Tecnologia em Logística e Transportes da Fatec Americana, ganhou uma das 250 bolsas de estudos de inglês do Programa e deverá embarcar para os Estados Unidos entre abril e maio de 2012, onde realizará um curso intensivo de inglês.

“Não só me sinto presenteado com a seleção para participar do Programa de Intercâmbio Cultural, mas também sinto o reconhecimento pelo desempenho que consegui alcançar durante o curso”, disse Renildo. Sobre as expectativas para a viagem, Renildo já está reconhecendo as oportunidades de aprimoramente profissional. “O curso que estou concluindo (Logística) está imerso nas Ciências Humanas. Logo, a possibilidade de contato com novas culturas é uma grande oportunidade de entender um pouco mais das relações humanas em outros lugares do mundo, além de observar vários arranjos de pessoas, bens e empresas, produzindo, transportando ou distribuindo coisas que ainda não conheço, de formas também por mim desconhecidas”, comentou.

Renildo também deixou um recado para os alunos que, assim como ele e muitos outros alunos da Fatec Americana, pretendem concorrer às bolsas de intercâmbio. “Recomendo que levem a sério todas as disciplinas, que se esforcem em fazer bons trabalhos, que busquem conhecimento fora da sala de aula, mas, principalmente, que respeitem os professores, porque eles são uma fonte inesgotável de sabedoria, mas, se não valorizados, podem acabar se tornando meros repetidores de conteúdo.”

As bolsas de estudos do Programa de Intercâmbio Cultural são oferecidas aos alunos concluintes dos cursos das Etecs e Fatecs de todo o Estado de São Paulo. As bolsas incluem passagem aérea, curso intensivo de quatro semanas em diversas metrópoles norte-americanas, acomodação em casa de família, traslados, seguro saúde e ainda ajuda de custo no valor de 400 dólares.

Podem participar do Programa de Intecâmbio Cultural, que é realizado semestralmente, alunos formandos das Etecs e Fatecs mantidas pelo Centro Paula Souza. A seleção é feita com base em três critérios: análise das notas e do currículo acadêmico, frequência regular do aluno e inexistência de registros escritos de advertência ou pena disciplinar.

Fontes

Ofício CESU 006/2012, de 9 de janeiro de 2012.

Centro Paula Souza. “Centro Paula Souza divulga lista de 250 alunos de Etecs e Fatecs que participam de Intercâmbio para EUA”. Diponível em http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/2012/janeiro/09b_centro-paula-souza-divulga-lista-de-250-alunos-de-etecs-e-fatecs-que-participam-de-intercambio-para-eua.asp. Último acesso em 12/01/2012, às 10h15min.