Fatec Americana visita Colégio Universitário

No dia 25 de fevereiro, a Fatec Americana visitou o Colégio Universitário, no bairro Jardim Colina, em Americana. Durante a visita, que teve duração de aproximadamente uma hora, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pela Fatec Americana.

A equipe da Fatec, composta por funcionários e docentes, foi recebida pela Coordenadora de Ensino Médio, Andrea Tonete, e pelo Diretor do Colégio, que deu suporte à organização do evento.

A apresentação foi realizada para os alunos dos segundos e terceiros anos, que ouviram os representantes da faculdade atentamente e realizaram diversas perguntas e questionamentos durante e após a apresentação. A apresentação foi iniciada pela funcionária Quézia Barroso Taver, que explicou aos alunos o que são cursos de tecnologia, suas particularidades e diferenças em comparação aos cursos técnicos e bacharelados. Quézia também apresentou a estrutura da faculdade, citando a parceria com a Universidade de Nova York.

O professor Ricioti Covesi Filho, numa apresentação bem-humorada, falou sobre os cursos de Gestão Empresarial e Logística. O professor deu ênfase às carreiras voltadas para a gestão de pessoas, ressaltando que hoje as empresas modernas buscam investir em seus colaboradores de modo a motivá-los a produzirem mais em menos tempo. Também chamou atenção para o aumento de ofertas de emprego para os profissionais do curso de Logística, que estão se beneficiando com a preocupação recente das empresas em dar tratamento diferenciado nas questões de planejamento e relação com fornecedores.

O professor Alex da Silva falou sobre o curso de Produção Têxtil, enfatizando as noções práticas de cada ramo de atuação disponibilizado pelo curso. Ele se projetou como exemplo e sugeriu a possibilidade do tecnólogo formado na Fatec se profissionalizar ainda mais através de pós-graduação, principalmente se prefere atuar em carreiras que não são tão abordadas no curso, como química e moda. Também descreveu o atual cenário da área têxtil na região, que, apesar de estar sofrendo com a concorrência chinesa, enfrenta dificuldade na contratação de profissionais qualificados para a área de estamparia e desenho, tanto para roupas como para estofados.

O professor Kléber de Oliveira Andrade definiu o perfil do tecnólogo dos cursos voltados à tecnologia da informação oferecidos pela Fatec Americana e a vasta aceitação desse profissional no mercado de trabalho. Ao falar sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pediu prudência dos candidatos e mencionou a necessidade de ter uma visão realista sobre a carreira, pois, apesar do mercado estar carente de profissionais dessa área, é imprescindível que o aluno se dedique ao máximo para ser capaz de compreender sistemas em diversas formas de linguagem com excelência e eficiência, sendo assim capaz de se destacar no mercado.

O professor também informou aos ouvintes da alta empregabilidade que o curso oferece, motivado por conta do uso indispensável de redes de computadores em empresas e instituições de ensino. Falando sobre o curso de Jogos Digitais, convidou os alunos a refletirem sobre o enorme potencial desse mercado no mundo e no Brasil, que tem sido alimentado pelo número crescente de consumidores.

Quézia finalizou a apresentação citando o índice de 94% empregabilidade dos formandos e as empresas conveniadas com a faculdade. Após a apresentação, vários alunos procuraram os professores para tirar dúvidas sobre os cursos, o que demonstrou um grande interesse por parte dos mesmos.