Fatec Americana é campeã da primeira etapa da Maratona de Programação da SBC

Instituição é uma das três Faculdades de Tecnologia a participar da etapa nacional da competição.

No sábado, dia 15 de setembro de 2012, cerca de 75 alunos de 16 universidades do Estado de São Paulo se reuniram na Universidade Católica de Santos para a realização da primeira etapa da Maratona de Programação 2012, promovida pela Socidade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Fatec Americana esteve presente com dois times: a’; DROP TABLE user;–, composto por Micael Cabrera Carvalho, Luís Ferrary Neto, Thomas Tadeu Galassi e Tabata Franzoni Barbam, e b’; DROP TABLE score;–, composto por Patrícia de Campos Pellison, Joel Vasconcelos Junior, Rodrigo Brito Battilana e Jefferson Luiz Favetti Alexandre, todos alunos dos cursos de Tecnologia da Informação da Fatec.

Desde o início de 2012, a Fatec Americana tem oferecido aulas voltadas para Técnicas Avançadas em Algoritmos e Programação, ministradas aos sábados pelo Professor Mestre Kléber de Oliveira Andrade, cujo foco exclusivo é programação competitiva e são abertas para todos os alunos interessados, sem restrição de semestre e sem necessidade de inscrição.

No dia 18 de agosto de 2012, o time a’; DROP TABLE user;–, juntamente com o professor Kléber, participou da segunda etapa da Maratona Interfatecs de Programação, na Fatec Sorocaba, uma competição nos moldes da Maratona de Programação da SBC, voltada para as Fatecs do Estado de São Paulo. Os competidores desta segunda etapa foram selecionados através de uma disputa remota, organizada em todas as Fatecs, e garantiram a vaga ao assumir a quarta colocação entre as 128 equipes.

Na disputa pelo troféu da Maratona Interfatecs da Programação, as equipes da Fatec Americana conseguiram, com alguns dias de treinamento, assumir a segunda colocação no ranking das equipes e concluir a participação da Fatec Americana na Maratona em segundo lugar.

No último sábado, dia 15 de Setembro de 2012, os mesmos times participaram da primeira etapa da Maratona de Programação, competição organizada pela Socidade Brasileira de Computação em parceria com a Fundação Carlos Chagas. Estavam presentes na Universidade Católica de Santos (sede da etapa) 75 alunos de 16 universidades, totalizando 25 times, para competir entre sí pelas duas vagas disponíveis.

Após uma rotina de treinamento intensivo para a competição, os times da Fatec Americana conseguiram resolver rapidamente alguns dos problemas propostos. Ao final da competição, a equipe a’; DROP TABLE user;– foi declarada campeã da Maratona, devido a vantagem de um exercício resolvido em relação aos demais competidores. Em segundo lugar ficou o time Já Chegou o Disco Voador, da Fatec Mogi das Cruzes, também classificado para a final nacional.
Nos dias 9 e 10 de novembro, as equipes vencedoras participarão, na cidade de Londrina, no Paraná, da etapa nacional da competição, disputando vagas para a última etapa, de nível mundial, que acontecerá em 2013.

Sobre a Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que, em 2012, chega a sua 17ª edição. A primeira edição da Maratona foi realizada em 1996, e, desde 2006, conta com a parceria da Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano, ocorre a 17ª edição da Maratona.

Os times são compostos por três alunos, que tentam resolver, durante 5 horas, o maior número possível dos 8 ou mais problemas propostos no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para resolver os problemas no tempo definido.