Curso de Primeiros Socorros 2011

Fatec Americana inicia treinamento de

primeiros socorros e suporte básico de vida.

A Fatec iniciou, no último dia 29 de abril de 2011, um treinamento de primeiros socorros e suporte básico de vida. O treinamento visa capacitar funcionários, professores e alunos para o primeiro atendimento em caso de emergências e é fruto de uma parceria da Fatec com a Secretaria de Saúde de Americana, que disponibilizou duas enfermeiras para ministrar o curso.

O treinamento visa capacitar os participantes no atendimento básico de urgência e emergência, apresentando as manobras de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), tratamento de vítimas inconscientes e outras manobras de primeiros socorros. Além disso, o treinamento também apresenta uma visão geral e didática sobre a fisiologia humana e seus processos vitais de manutenção, englobando conceitos básicos dos sistemas circulatório, respiratório, entre outros.

O treinamento tem duração de cinco encontros de quatro horas cada, sempre às sextas-feiras, no período da tarde. A primeira turma, que teve início no dia 29 de maio de 2011, conta com 17 participantes entre funcionários, professores e coordenadores, sendo que a conclusão dessa turma está prevista para o dia 27 de maio de 2011. Após a primeira turma, a Fatec e a Secretaria de Saúde já vislumbram mais turmas, com uma maior participação do corpo discente.

“Nós tivemos alguns problemas com emergências médicas nos semestres passados, e sempre fomos atendidos pelo município, mas nos tornamos uma instituição muito grande, temos em torno de 2.800 alunos, e percebemos como precisamos de pessoas capacitadas para dar o primeiro atendimento de urgência aqui mesmo”, disse o diretor da Fatec, Professor Rafael. “Mesmo sendo um treinamento básico, é extremamente válido. Com o tempo, precisaremos nos equipar, mas, de início, já teremos pessoal para atender às emergências mais comuns”, completou Maurício Maule, funcionário, presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Fatec Americana e participante do treinamento.