Alunos da Fatec Americana promovem cursos para a comunidade

Desde o segundo semestre de 2013, a Fatec Americana vem desenvolvendo projeto de extensão voltado para o empreendedorismo social. O projeto é liderado por um grupo de alunos, professores e empresas, que vem oferecendo cursos gratuitos de corte e costura, estamparia e patchwork à comunidade.

Alunas do curso de patchwork e Profa. Vilma na Fatec Americana.

O objetivo do projeto “Retalhos da Vida” é reaproveitar retalhos doados por confecções da cidade e capacitar a comunidade para que possam se desenvolver economicamente.

O projeto também esta ligado à organização internacional Enactus, presente em universidades do mundo todo, que propõe o desenvolvimento e aplicação, na comunidade em que estão inseridos, de projetos sociais visando o desenvolvimento nas pessoas do espírito de empreendedorismo, dando-as ferramentas para seu próprio desenvolvimento econômico.

Os cursos do projeto “Retalho da Vida” são abertos e oferecidos gratuitamente para qualquer interessado. São ministrados por professores voluntários e acontecem no próprio prédio da Fatec. Inscrições podem ser feitas no site da Fatec.

A Profª Rosilma Mirtes dos Santos coordenadora e orientadora do projeto de extensão relata que para o aluno participante deste projeto o crescimento é imensurável, em especial o papel do trabalho voluntário onde o aluno é motivado por valores de participação e solidariedade, e doa seu TEMPO, TRABALHO e TALENTO, de maneira espontânea e não remunerada, para uma causa de interesse social e comunitário, trabalho hoje muito valorizado pelas empresas quando vai contratar um funcionário.

Alunos da Fatec Americana responsáveis pelo projeto de extensão em aula de capacitação com

Alexia Coelho, Program Coordinator Enactus Brazil.

No mês de julho, o time participará do campeonato nacional da Enactus, com este projeto, e concorrerão ao título de melhor projeto de empreendedorismo social dentre 42 times das Universidades do Brasil. Estes projetos são avaliados por um grupo de gestores de empresas as quais escolherão o time vencedor desta competição seguirá para o campeonato Mundial seguirá para Pequim, na China, representando o Time do Brasil.