História

A Fatec Americana está situada no município paulista de Americana, no interior do Estado de São Paulo. O município, fundando em 27 de agosto de 1875, sempre teve forte vocação têxtil, sendo até a atualidade um dos principais polos industriais de tecidos da América Latina.

No início da década de 1980, o setor têxtil já estava completamente estabelecido e consolidado em Americana. No entanto, as empresas da cidade sofriam com a escassez de mão-de-obra qualificada, necessária para a expansão da indústria. Portanto, em 27 de julho de 1983, o então prefeito, respondendo aos anseios da cidade, instituiu a Comissão Pró-Instalação da Fatec, um grupo de trabalho que pleiteava a instalação de uma faculdade tecnológica da área têxtil na cidade.

Esse objetivo foi alcançado no dia 8 de setembro de 1986, quando foi assinado, pelo Governador do Estado de São Paulo, o Decreto Estadual nº 25.850, que criou a Faculdade de Tecnologia Têxtil de Americana, a terceira faculdade de tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A faculdade iniciou suas atividades com o Curso Superior de Tecnologia Têxtil.

Em 28 de novembro de 1991, foi aprovada a criação do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, que constituía o segundo curso da Fatec Americana. Com essa diversificação dos cursos oferecidos pela faculdade, em 26 de janeiro de 1993, foi publicado o Decreto Estadual nº 36.457, alterando a denominação da Faculdade de Tecnologia Têxtil de Americana, que passou a se chamar Faculdade de Tecnologia de Americana.

Até então e desde sua criação, a Fatec Americana funcionava no prédio da Etec Polivalente. Após mais de vinte anos e com a crescente demanda da população de Americana e região, o novo campus da Fatec Americana foi inaugurado em 4 de abril de 2008. Com essa expansão, a faculdade passou a oferecer também os cursos de Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), Logística e Transportes e Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, aumentando de 120 para 440 as vagas oferecidas nos processos seletivos semestrais.

Em 16 de novembro de 2009, o campus da Fatec Americana passou por uma nova expansão, com a inauguração de mais um bloco de salas de aula, o que melhorou a infraestrutura da faculdade. Com a nova estrutura, os cursos da Fatec Americana foram revisados e a faculdade passou a oferecer, a partir do segundo semestre de 2010, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Segurança da Informação, Gestão Empresarial, Logística e Produção Têxtil.

No segundo semestre de 2010, a Fatec Americana implantou os cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão Avançada de Negócios e Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação e, a partir de 2012, passou a oferecer também o curso de pós-graduação em Química Têxtil. Os cursos de pós-graduação estão temporariamente suspensos por determinação superior.

A partir do 1º semestre de 2015, a Fatec Americana foi credenciada como Polo de Educação a Distância, passando a oferecer o curso de Gestão Empresarial – EAD.

Vale destacar também importante convênio de cooperação internacional firmado com a Universidade Estadual de Nova Iorque visando o intercâmbio de conhecimento, alunos e professores, o que gerou o Prêmio Santander Guia do Estudante – Destaques do Ano de 2014, na categoria Parcerias Acadêmicas.

A partir do 2º semestre de 2015, com uma excelente demanda a Fatec Americana passa a oferecer o curso Têxtil e Moda, passando a atender o segmento de confecções, que está em alta devido ao crescimento na produção de vestuário.

Atualmente, a Fatec Americana, possui aproximadamente 2500 alunos, distribuídos nos 08 cursos de graduação, 120 professores e 30 funcionários administrativos. Além disso, a Fatec Americana também possui aproximadamente 10 de seus docentes em regime de pesquisa em tempo integral, parcerias de estágio com mais de 400 empresas, projetos de extensão por meio de cursos na área de informática, moda, confecção e línguas.

Diante de tão sólida história construída ao longo desses 30 anos, podemos certamente continuar sonhando e projetando um futuro ainda mais intenso.

A Fatec Americana está prestes a receber mais um bloco de salas de aula, o que proporcionará maior conforto e capacidade de atendimento para os alunos.

Nossa vocação de formar profissionais capacitados e voltados para o mercado de trabalho se solidifica a cada dia e a inovação constante nos capacita para melhorarmos nesse processo.