19 | 04 | 2014
Produção Têxtil PDF Imprimir E-mail

Perfil Profissional

 

O Tecnólogo em Produção Têxtil atua no planejamento, execução, controle e avaliação do processo de produção de tecidos. Ele define formas de otimização das atividades específicas e planeja a utilização de matéria-prima, insumos, mão de obra, máquinas e equipamentos. Esse profissional, obedecendo aos padrões de qualidade nos processos de produção têxtil, elabora leiaute e arranjos físicos do ambiente fabril têxtil, gerencia equipes de produção e coordena rotinas de manutenção preditiva e preventiva de máquinas e equipamentos.

 

Objetivos do Curso

 

Gerais

Contribuir com a formação dos profissionais empreendedores e competentes para atuarem na produção industrial de têxteis.

 

Específicos

Preparar profissionais que se responsabilizam pela produção têxtil, na distribuição, na coordenação e orientação de trabalhadores no beneficiamento e preparação do algodão e de fibras de fiação e tecelagem de fios artificiais, de lã, de fabricação de tecidos elásticos e artigos de malhas.

Assegurar a manutenção dos equipamentos e a higiene e segurança no trabalho e administrar materiais, custos e os processos de trabalho complementares tais como busca de informações, utilização de ferramentas de gestão, introdução de melhorias no método de trabalho, entre outros, completam as atividades dos tecnólogos em produção têxtil.

Esses profissionais também devem desenvolver habilidades para coordenar ações de garantia da qualidade do processo produtivo.

 

Duração

 

6 semestres.

 

Vagas

 

80 vagas semestrais, sendo 40 no período matutino e 40 no período noturno.

 

Carga Horária

 

2800 horas, sendo 2400 horas/aula, 240 horas de Estágio Curricular e 160 horas do Trabalho de Graduação.

 

Matriz Curricular

 

Para acessar a matriz curricular detalhada, clique aqui.

 

Coordenação

Professor Carlos Frederico Faé