31 | 10 | 2014
Produção Têxtil PDF Imprimir E-mail

Perfil Profissional

 

O Tecnólogo em Produção Têxtil atua no planejamento, execução, controle e avaliação do processo de produção de tecidos. Ele define formas de otimização das atividades, especifica e planeja a utilização de matéria-prima, insumos, mão de obra, máquinas e equipamentos. Esse profissional, obedecendo aos padrões de qualidade nos processos de produção têxtil, elabora leiaute e arranjos físicos do ambiente fabril têxtil, gerencia equipes de produção e coordena rotinas de manutenção preditiva e preventiva de máquinas e equipamentos.

São habilitados a estudar, projetar e dirigir implementações na indústria têxtil e nas confecções, com condições para avaliar e sugerir diferentes matérias primas, bem como desenvolver novos produtos. Poderão atuar no controle de qualidade em todas as fases do processo industrial, desde a aquisição da matéria prima até o projeto final. São capazes de efetuar projeções orçamentárias de lançamento de novos produtos, dirigir e supervisionar sistemas de produção, podendo gerenciar equipes de projetos, produção e controle, bem como realizar trabalhos técnicos de atualização, manutenção de equipamentos têxteis e correlatos, e ainda nas áreas de compras, vendas e marketing. Poderão dedicar-se ao ensino, à pesquisa e à realização de vistorias, avaliações e laudos técnicos dentro de seu campo profissional.

 

Objetivos do Curso

 

Gerais

Contribuir com a formação dos profissionais empreendedores e competentes para atuarem na indústria de têxteis e nas confecções.

 

Específicos

Preparar profissionais que se responsabilizam pela produção têxtil, na distribuição, na coordenação e orientação de trabalhadores no beneficiamento e preparação do algodão e de fibras de fiação e tecelagem de fios artificiais, de lã, de fabricação de tecidos elásticos e artigos de malhas.

Assegurar a manutenção dos equipamentos e a higiene e segurança no trabalho e administrar materiais, custos e os processos de trabalho complementares tais como busca de informações, utilização de ferramentas de gestão, introdução de melhorias no método de trabalho, entre outros, que venham a complementar as atividades dos tecnólogos em produção têxtil.

 

Duração

 

6 semestres.

 

Vagas

 

80 vagas semestrais, sendo 40 no período matutino e 40 no período noturno.

 

Carga Horária

 

2800 horas, sendo 2400 horas/aula, 240 horas de Estágio Curricular e 160 horas do Trabalho de Graduação.

 

Matriz Curricular

 

Para acessar a matriz curricular detalhada, clique aqui.

 

Coordenação

Professor Carlos Frederico Faé