Guia de fontes de informação

Faculdade de Tecnologia de Americana

O guia de fontes informacionais dos pesquisadores / especialistas da Faculdade de Tecnologia de Americana  (Fatec AM) é um produto para sua comunidade discente elaborado a partir da sistematização do conhecimento de docentes da unidade.

A idéia de organizar e disponibilizar a indicação das fontes surgiu com a finalidade de reunir as principais instituições públicas e/ou privadas (bases de dados, IES, institutos de pesquisas, entidades governamentais, de classe, associações, ONGs, empresas, …)  que irão prover nossos alunos de informações  seguras e confiáveis, avaliadas e selecionadas para o grau de formação das diversas áreas do conhecimento que compõem nosso universo acadêmico.

Sua construção veio para suprir uma necessidade de informações factuais que ocorrem em artigos, dados estatísticos, relatos de discussão, comunicação de eventos, normatizações; o estado-da-arte das diferentes especializações científicas e tecnológicas.

E assim, como o conhecimento, deverá sempre ser acrescido com novas indicações que serão muito bem recebidas.


Agradecimentos especiais pelas indicações de fontes informacionais dos professores pesquisadores

Prof. Doutor Carlos Henrique Menezes Garcia

Profa. Mestre Daniela Maria Feltrin Marchini

Profa. Doutor Doralice de Souza Luro Balan

Prof. Doutor Enrique Vianna Arce

Prof. Doutor Marcos de Carvalho Dias

Profa. Mestre Maria Camila Bedin

Profa.Mestre Maria Elizete Luz Saes

Prof. Mestre Maricê Léo Sartori Balducci

Prof Doutor Renato Kraider Soffner

Prof. Me. Rossano Pablo Pinto


Gestão Empresarial

IPEA  –  www.ipea.gov.br

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações e seminários e, mais recentemente, via programa semanal de TV em canal fechado. Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Ipea fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.


FUNDAÇÃO SEADE   –  www.seade.gov.br

Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados

O Seade, fundação vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação  de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Para isso ela realiza pesquisas diretas e levantamentos de informações produzidas por outras fontes, compondo um amplo acervo, disponibilizado gratuitamente, que permite a caracterização de diferentes aspectos da realidade socioeconômica do estado, de suas regiões e municípios e de sua evolução histórica.


ABDI  –  www.abdi.com.br

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi criada pelo governo federal em 2004 com a missão de promover a execução da política industrial, em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e de comércio exterior


DIEESE  –  www.dieese.org.br/

Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos

O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de 50 anos de história, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacionalmente. Reconhecido como instituição de produção científica. O DIEESE atua nas áreas de: – assessoria; – pesquisa; – educação


ABET – www.abet-trabalho.org.br

Associação Brasileira de Estudos do Trabalho

A Associação Brasileira de Estudos do Trabalho – ABET – fundada em 30 de maio de 1989, na cidade de São Paulo, conta com mais de 600 associados. O objetivo principal da entidade é o desenvolvimento de atividades acadêmico-científicas que difundam resultados de pesquisa e promovam o debate de questões relativas ao trabalho no Brasil.

A cada dois anos, a ABET reúne em Encontros seus associados e pesquisadores brasileiros e de outros países, para a discussão de trabalhos rigorosamente selecionados por comitês científicos, compostos por especialistas reconhecidos pela comunidade acadêmica, e para a realização de conferências, painéis e mesas redondas com implicações para propostas de políticas públicas


ABEP  –  www.abep.org.br

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

A ABEP – Associação Brasileira de Estudos Populacionais – é a realização concreta de idéias gestadas com o objetivo de criar no Brasil uma associação que tivesse por finalidade congregar os estudiosos de população para fomentar, ampliar e fortalecer o intercâmbio científico na área de Demografia e o conhecimento da realidade demográfica nacional.

Em 1976, no Rio de Janeiro, na reunião realizada para Avaliar os Progressos da Pesquisa Demográfica em nosso País, foi delegada a um grupo de pesquisadores a tarefa de propor as bases sobre as quais seria edificada a futura associação.

A Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP – é uma sociedade civil, de direito privado, de cunho nacional, de interesse coletivo e caráter técnico- científico, sem fins lucrativos, com autonomia financeira, aberta a todos os interessados nos estudos e investigações populacionais.


IBASE  –  www.ibase.br

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização da sociedade civil fundada em 1981 por, entre outros, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Ibase tem como objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa

A instituição se organiza hoje em quatro núcleos programáticos, responsáveis pela gestão direta dos projetos. Eles são Cidades e territórios; Democratização do Estado e da economia; Diálogo dos Povos e alternativas democráticas à globalização; e Emancipação social e políticas públicas


IBGE  –  www.ibge.gov.br

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:

  • Produção e análise de informações estatísticas
  • Coordenação e consolidação das informações estatísticas
  • Produção e análise de informações geográficas
  • Coordenação e consolidação das informações geográficas
  • Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais
  • Documentação e disseminação de informações
  • Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

BNDES – www.bndes.gov.br

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.


WORLD BANK – web.worldbank.org

Banco Mundial

O Banco Mundial é uma fonte vital de assistência técnica e financeira para países em desenvolvimento ao redor do mundo, ajudando-os a reduzir a pobreza através de projetos em diversas áreas, como construção de escolas, hospitais, estradas, energia e o desenvolvimento de programas que ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, entre outros.

Hoje é uma organização multilateral que pertence a 186 países-membros) e é formada por duas instituições: o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD), mais comumente chamado de Banco Mundial, e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA).


FEA – USP – www.fea.usp.br

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Instituição pública de ensino e pesquisa mundialmente reconhecida pela excelência de sua produção acadêmica e de seus cursos, tanto de graduação quanto pós-graduação


 IE – UNICAMP  –  www.eco.unicamp.br/

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

O Instituto de Economia da UNICAMP foi criado em 1984 e tem por finalidade a promoção do ensino e da pesquisa na área de Economia. Originou-se do antigo Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE), que integrava o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Suas primeiras atividades, desenvolvidas entre 1968 e 1970, consistiram na realização de cursos de planejamento econômico em nível de pós-graduação.

Ao lado dos cursos regulares, o Instituto de Economia desenvolve linhas de pesquisas aplicadas, destacando-se agricultura, economia industrial e da tecnologia, estrutura industrial, pequenas e médias empresas, concentração e disparidades regionais, emprego e salários, financiamento do setor público, sistema financeiro e políticas sociais, tendo até o presente realizado mais de uma centena de projetos de pesquisas em convênio com outras instituições, sem mencionar diversas pesquisas individuais ou em equipes, realizadas com recursos próprios


FGV   –  http://portal.fgv.br/

Fundação Getúlio Vargas

Fundada em 1944 com o objetivo inicial de preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do país, a Fundação Getulio Vargas extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação, até converter-se em sinônimo de centro de qualidade e excelência. Pioneira no campo da educação, a Fundação Getulio Vargas é referência não só por seus reconhecidos programas de graduação, mestrado, doutorado e trabalhos aplicados, mas também por sua busca constante pela modernidade e pela inovação.


Línguas

ABRALIN  –  www.abralin.org

Associação Brasileira de Linguística


ANPOLL  –  www.anpoll.org.br

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, daqui por diante denominada ANPOLL, é uma associação civil, sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, que congrega os programas de pós-graduação stricto sensu e de pesquisa em Letras e Lingüística.

I – incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa no âmbito das áreas de Letras e de Lingüística;
II – promover a divulgação e o intercâmbio de trabalhos científicos produzidos nas áreas de Letras e de Lingüística;
III – estimular os debates, o estudo e a pesquisa que venham a contribuir para a solução dos problemas nacionais afetos às áreas de Letras e de Lingüística;
IV – promover o intercâmbio docente e a cooperação entre as instituições de pós-graduação e pesquisa, nas áreas de Letras e de Lingüística;
V – apoiar iniciativas de seus associados e diligenciar o apoio necessário junto às agências de coordenação, de fomento e de financiamento da pós-graduação e da pesquisa, existentes no país e no exterior.


IEL – UNICAMP –  http://www.iel.unicamp.br/

Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas

O Instituto de Estudos da Linguagem tem como princípios e objetivos gerais:

I –         promover, estimular e produzir pesquisa científica original e o estudo crítico avançado nos domínios da linguagem;

II –        promover o ensino nos domínios da linguagem em todas as manifestações, visando à formação de profissionais para o exercício do magistério, da pesquisa e das demais ocupações e atividades relacionadas com a língua e com a literatura;

III –        responder, preferencialmente, por todas as intervenções junto à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que envolvam conhecimento nos campos da linguagem;

IV –       divulgar os resultados de pesquisa e outras atividades, colocando ao alcance da sociedade os produtos parciais e globais do trabalho que realiza;

V –        contribuir para a preservação de documentos, sob diferentes registros e veículos, relativos a quaisquer manifestações de linguagem, passadas ou contemporâneas, em especial as transcorridas no território brasileiro, a fim de que se valorize o conceito de patrimônio lingüístico e literário;

VI –       defender a memória cultural e o direito à cidadania das minorias etnolingüísticas e sociolingüísticas, bem como as suas diferentes formas de manifestações, combatendo preconceitos e discriminações, numa perspectiva ética, humanista e plural;

VII –      desenvolver a colaboração técnico-científica, literária, cultural e pedagógica com as demais Unidades da UNICAMP;

VIII –     propor o estabelecimento de cooperação técnico-científica, literária, cultural e pedagógica, mediante acordos e convênios especiais, com entidades públicas e/ou privadas, nacionais e/ou internacionais que tenham objetivos afins;

IX –       instituir ou apoiar projetos que ampliem o conhecimento sobre quaisquer domínios e manifestações da linguagem.


ABL – http://www.academia.org.br/academia

Academia Brasileira de Letras

É uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897* e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacionais. Compõe-se a ABL de 40 membros efetivos e perpétuos, e 20 sócios correspondentes estrangeiros


MEC DA ESPANHA  –  http://www.mecd.gob.es/portada-mecd/

Ministerio de Educación, Cultura y Deporte


CONSEJERIA DE EDUCACIÓN  –  http://www.mecd.gob.es/portada-mecd/

Consejeria de educación del Ministerio de Educación, Cultura y Deporte


Tecnologia têxtil

ANEL – www.anel.com.br

Associação Nacional de Empresas de Lavanderia

A Associação Nacional das Empresas de Lavanderia foi criada em 1977, por um grupo de 54 empresários de todo o Brasil com o objetivo de representar e fortalecer a classe, fomentar o desenvolvimento técnico e a troca de experiências.
Hoje, seus associados continuam com este mesmo objetivo: a construção de uma aliança, em círculo de relações e parcerias para um crescimento comum.


ABIT   –  www.abit.org.br

Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 30 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,7 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 47 bilhões.

Para atender todas as demandas da cadeia têxtil, que inclui as empresas produtoras de fibras naturais, artificiais e sintéticas, passando pelas fiações, beneficiadoras, tecelagens indo até as confecções, a ABIT mantém uma estrutura física e intelectual para dar suporte e orientação aos associados. Todas as atividades realizadas pela equipe de colaboradores e consultores visam  apoiar o desenvolvimento sustentável das empresas do setor, bem como defender seus interesses  junto aos órgãos governamentais e entidades nacionais e internacionais. Com trabalho integrado, a ABIT quer tornar o setor têxtil e de confecção brasileiro uma referência em tecnologia e inovação no cenário mundial.


ABRAVEST  –  www.abravest.org.br

Associação Brasileira do Vestuário

A Associação Brasileira do Vestuário é a legítima representante dos interesses da indústria produtora de roupas em âmbito nacional e internacional. Atuando desde 1982, com sede na capital do estado de São Paulo, congrega, através de seu conselho superior político, cerca de 63 Sindicatos Patronais Regionais da indústria do setor, abrangendo cerca de 22.112 empresas, distribuídas por todo o território nacional.


ABIQUIM  –  www.abiquim.org.br

Associação Brasileira da Indústria Química

A Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências.

A Abiquim está estruturada para realizar o acompanhamento estatístico do setor, promover estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanhar as mudanças na legislação e assessorar as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior.


IEMI  –  www.iemi.com.br/

Instituto de Estudos e Marketing Industrial

Criado em 1985 para atender a crescente demanda das indústrias e entidades por dados numéricos e comportamentais relativos aos seus mercados, bem como para ajudar a sustentar o planejamento de suas ações, o IEMI tornou-se a principal fonte de informações para importantes setores da economia do país.

Atua em todo território nacional contribuindo para o melhor desenvolvimento de seus clientes, além de ter parceiros para realização de estudos e pesquisas nos principais mercados do mundo. O IEMI é uma empresa que, em sua missão, privilegia a qualidade de seus serviços e pauta seus métodos, procedimentos e atitudes, pelos mais elevados padrões éticos.


CRQ4 – http://www.crq4.org.br/

Conselho Regional de Química – 4ª região

O Conselho é uma autarquia federal criada pela Lei 2.800/56. Atuando no estado de São Paulo, sua função é fiscalizar o trabalho de profissionais e empresas da área da química


SINDITEXTIL -SP  –  www.sinditextilsp.org.br

Sindicato da indústria Têxtil – São Paulo

Fundado na década de 30, o Sinditêxtil-SP tem como principal missão coordenar, fortalecer e representar legalmente a Cadeia Produtiva Têxtil; do cultivo do algodão, matérias-primas sintéticas, fibras têxteis, fiações, até tecelagens, tinturarias e estamparias, no Estado de São Paulo.

O Sinditêxtil-SP também coordena a formação de Comissões Setoriais para representar interesses específicos de cada segmento têxtil, como por exemplo, Comissão de Linhas de Costura, Lar e Decoração, Cama Mesa e banho, Cobertores e Mantas, Tecelagem plana, Tinturaria, Fiações, etc.

O Sindicato mantém uma política alinhada com os demais sindicatos têxteis do País e divide o mesmo espaço físico que a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, numa histórica mansão no bairro de Higienópolis, em São Paulo


SINDITEC – www.sinditec.com.br

Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré


Normatização

ABNT  –  www.abnt.org.br

Associação Brasileira de Normas Técnicas

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.

A ABNT é membro fundador e representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).


IPT –  www.ipt.br

Instituto de Pesquisa Tecnológicas

O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de  Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e há mais de cem anos vem colaborando para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa e desenvolvimento, serviços tecnológicos, desenvolvimento e apoio metrológico, informação e educação em tecnologia.

Atento às necessidades dos setores público e privado, provê soluções e serviços tecnológicos que visam aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida.

Por meio de doze centros tecnológicos, atua de forma multidisciplinar, contemplando os mais diversos segmentos como energia, transportes, petróleo e gás, meio ambiente, construção civil, cidades, segurança. Referência nacional na área metrológica, com diversos laboratórios acreditados pelo Inmetro. Além dos projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação já existentes, estão sendo ampliadas as áreas de atuação em biotecnologia, novos materiais e bioenergia.

Mais moderno e integrado, sintonizado com as oportunidades e demandas de desenvolvimento tecnológico e preparado para ser um elo qualificado entre universidades, centros de pesquisa e setor empresarial, o IPT mantém seu papel colaborativo no desenvolvimento do País.


INMETRO  –  www.inmetro.gov.br

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).


INPI  –  www.inpi.gov.br

Instituto Nacional de Propriedade Industrial

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI desempenha hoje papel estratégico no contexto das políticas de desenvolvimento visto que é a Autarquia responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual.


Geral

 UNESCO   –  www.unesco.org.br  –  http://www.unesco.org

Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura  – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization

A representação da UNESCO no Brasil é um escritório nacional da região da América Latina. Seu principal objetivo é auxiliar a formulação e operacionalização de políticas públicas que estejam em sintonia com as estratégias acordadas entre os Estados Membros da UNESCO.

A atuação da UNESCO ocorre prioritariamente por intermédio de projetos governamentais de cooperação técnica, mas ocorre também em parceria com outros setores da sociedade civil, na medida em que seus propósitos venham a contribuir para as políticas públicas de desenvolvimento humano


ONU   –  http://www.onu.org.br/

Organização das Nações Unidas

Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.

Assuntos em pauta: paz e segurança, aprovação de novos membros, questões de orçamento, desarmamento, cooperação internacional em todas as áreas, direitos humanos, etc. As resoluções – votadas e aprovadas – da Assembleia Geral funcionam como recomendações e não são obrigatórias.

As principais funções da Assembleia são:

– discutir e fazer recomendações sobre todos os assuntos em pauta na ONU;

– discutir questões ligadas a conflitos militares – com exceção daqueles na pauta do Conselho de Segurança;

– discutir formas e meios para melhorar as condições de vida das crianças, dos jovens e das mulheres;

– discutir assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável,  meio ambiente e direitos humanos;

– decidir as contribuições dos Estados-Membros e como estas contribuições devem ser gastas;

– eleger os novos Secretários-Gerais da Organização.


OPAS/OMS – Brasil – WHO – www.opas.org.br  –  http://www.who.int/en/

Organização Pan Americana da Saúde-Brasil / Organização Mundial da Saúde-Brasil / World Health Organization

A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU)

A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.Você marcou isto com +1 publicamente.


OIT  –  www.oit.org.br

Organização internacional do trabalho

OIT é o maior centro de recursos de informação, análise e orientação sobre o mundo do trabalho. A investigação acompanha e reforça todas as atividades práticas da Organização, que é considerada mundialmente como uma fonte autorizada de informação estatística.

Sua coleção é considerada uma grande fonte de conhecimentos e informação chave referente a área do trabalho, meio de vida sustentável, aspectos do desenvolvimento econômico e social, mudanças tecnológicas e de direitos humanos, relacionados com o trabalho.


CEPAL – Portada Brasil  –  www.cepal.org/brasil

Comisión Económica para América Latina y el Caribe

Em 1996, os governos-membros atualizaram sua missão institucional, estabelecendo que a Comissão deve desempenhar-se como centro de excelência, encarregado de colaborar com seus Estados-membros na análise integral dos processos de desenvolvimento. Esta missão inclui a formulação, seguimento e avaliação de políticas públicas e a prestação de serviços operativos nos campos da informação especializada, assessoramento, capacitação e apoio à cooperação e coordenação regional e internacional


OCDE – www.oecd.org

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE) é uma organização internacional de 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da OCDE é composta por economias com um elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano e são considerados países desenvolvidos.

Teve origem em 1948 como a Organização para a Cooperação Económica (OECE), liderada por Robert Marjolin da França, para ajudar a gerir o Plano Marshall para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, a sua filiação foi estendida a estados não-europeus. Em 1961, a Convenção sobre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico reformou a OECE e deu lugar à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

A sede da OCDE é localizada no Château de la Muette em Paris, França.


Fomento a pesquisa

CNPQ  –  www.cnpq.br

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.


CAPES  –  www.capes.gov.br

        Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação.

As atividades da CAPES podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: avaliação da pós-graduação stricto sensu; acesso e divulgação da produção científica; investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; promoção da cooperação científica internacional; e indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância


FINEP – http://www.finep.gov.br

Financiadora de Estudos e Projetos

Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.


FAPESP – www.fapesp.br/site da FAPESP

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.


 Governamentais

MCTI  –  http://www.mct.gov.br

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Para exercer seu papel ativo no desenvolvimento nacional e executar sua missão institucional, o MCTI tem quatro secretarias temáticas, subordinadas à Secretaria Executiva. Juntas, são responsáveis pela gestão e execução dos principais programas e ações do Ministério.

Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED)

Compete a esta secretaria, entre outras funções, gerenciar políticas e programas visando ao desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação em áreas de interesse estratégico para o levantamento e aproveitamento sustentável do patrimônio nacional; e nas áreas de ciências exatas.

Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS)

Tem como objetivo fazer a articulação com outros órgãos públicos de políticas que viabilizem o desenvolvimento econômico, social e regional, especialmente da Amazônia e do Nordeste, e a difusão de conhecimentos e tecnologias apropriadas em comunidades carentes no meio rural e urbano .
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação(SETEC)

Acompanha a Política Nacional de Desenvolvimento Tecnológico, dando especial atenção às ações e programas voltados para a capacitação tecnológica da empresa brasileira; e coordena estudos que subsidiem a formulação de políticas de estímulo visando à competitividade do setor empresarial brasileiro

Secretaria de Política de Informática(SEPIN)

Compete à SEPIN, entre outras atribuições, propor e implementar ações de políticas públicas e projetos nacionais e internacionais para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), coordenando e acompanhando as medidas necessárias à execução da Política Nacional de Informática e Automação e o desenvolvimento do setor de Software.


Governo do Estado de Sâo Paulo – www.saopaulo.sp.gov.br/

O Governo do estado de São Paulo ou Poder Executivo paulista é chefiado pelo governador do estado de São Paulo, Brasil, que é eleito em sufrágio universal e voto direto e secreto pela população

Endereço: R. Conselheiro Ramalho, 538 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01325-001 Telefone: (11) 3287-5920


IMESP   –  www.imprensaoficial.com.br

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo


CEESP – www.ceesp.sp.gov.br

Conselho Estadual de Educação

Atua como órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado paulista. É quem estabelece regras para todas as escolas de todas as redes – estaduais, municipais e particulares – de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, seja presencial ou a distancia. Também cabe ao CEE-SP orientar as instituições de ensino superior públicas do Estado, bem como credenciar seus cursos. Esta atribuição lhe é dada tanto pela Constituição Estadual quanto pela lei que o criou em 1963.

Trata-se de órgão simultaneamente de esclarecimento e de proposta de soluções, e assim pode exercer sua missão mais alta, tendo como interlocutores governo e comunidade, no objetivo maior de qualificar a educação paulista, pública e privada, de todos os níveis. Possui 24 conselheiros, com mandatos de três anos.


CPS – www.cps.sp.gov.br

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A instituição administra 220 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 66 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), reunindo mais de 290 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos, em mais de 300 municípios.

As Etecs atendem 213 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio, com 138 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

Já nas Fatecs, mais de 77 mil alunos estão matriculados em 72 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.


Bibliotecas e bases de dados

LC  –  www.loc.gov

Library of Congress

The Library of Congress is the nation’s oldest federal cultural institution and serves as the research arm of Congress. It is also the largest library in the world, with millions of books, recordings, photographs, maps and manuscripts in its collections.

The Library’s mission is to support the Congress in fulfilling its constitutional duties and to further the progress of knowledge and creativity for the benefit of the American people.

As Librarian of Congress, I oversee the many thousands of dedicated staff who acquire, catalog, preserve, and make available library collections within our three buildings on Capitol Hill and over the Internet.


FBN  –  www.bn.br

Fundação Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.

O núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

A FBN possui ainda um Escritório de Direitos Autorais para registro e averbação de direitos de autor e também é a Agência Nacional do ISBN (International Standard Book Number). Como tal, ela coordena e incentiva o uso do sistema internacional de numeração de livros e atribui códigos às editoras e às publicações nacionais para efeito de divulgação e comercialização.

A Fundação Biblioteca Nacional é a única beneficiária da Lei 10.994 de 14 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a remessa de obras à Biblioteca Nacional. O principal objetivo da lei do Depósito Legal é assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais. Hoje, para efeito de Depósito Legal, entende-se por publicação toda obra registrada, em qualquer suporte físico, destinada à venda ou distribuição gratuita.


SCIELO – www.scielo.org

Scientific Electronic Library Online

Scientific Electronic Library Online         A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.


PORTAL DOMINIO PÚBLICO  –  www.dominiopublico.gov.br

O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

“O acervo disponível para consulta neste endereço eletrônico é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes”. A recente alteração trazida na legislação que trata de direitos autorais do Brasil (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998; que revogou a Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973), que alterou os prazos de vigência dos direitos autorais; bem como as diferentes legislações que regem os direitos autorais de outros países; trazem algumas dificuldades na verificação do prazo preciso para que uma determinada obra seja considerada em domínio público.


Logística

INFRAERO  –  www.infraero.gov.br

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária

Além de administrar 66 Aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, a Infraero possui em sua estrutura uma Rede de 34 Terminais de Logística de Carga – Rede Teca, espalhados por todo território nacional. Neles são prestados os serviços de armazenagem e capatazia (movimentação) da carga importada, a ser exportada, nacional (movimentada dentro do País) e expressa (courier), sendo que, dos 34 Tecas da Rede, 30 operam com importação; 25, com exportação; 17 com Carga Nacional; e 4 com Courier.

Como importante elo da cadeia logística, a Infraero exerce o papel de Fiel Depositária da Receita Federal, zelando pela custódia das cargas até o ato de sua entrega ao importador ou companhia aérea, no caso das exportações.


ANAC  –  www.anac.gov.br

Agência Nacional de Aviação Civil

A ANAC, vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, é uma autarquia especial, caracterizada por independência administrativa, autonomia financeira, ausência de subordinação hierárquica e mandato fixo de seus dirigentes, que atuam em regime de colegiado. Tem como atribuições regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária. Para tal, o órgão deve observar e implementar as orientações, diretrizes e políticas estabelecidas pelo governo federal, adotando as medidas necessárias ao atendimento do interesse público e ao desenvolvimento da aviação.

A atividade regulatória da ANAC pode ser dividida em duas vertentes: a regulação técnica e a regulação econômica. A regulação técnica ocupa papel de destaque na Agência e busca principalmente a garantia da segurança aos passageiros e usuários da Aviação Civil, por meio de regulamentos que tratam sobre a certificação e fiscalização da indústria. Isto decorre da necessidade de que as operações aéreas cumpram rígidos requisitos de segurança e de treinamento de mão de obra.

Já a regulação econômica refere-se ao monitoramento e possíveis intervenções no mercado de modo a buscar a máxima eficiência. Para tanto, são emitidos regulamentos que abrangem não somente as empresas aéreas, mas também os operadores de aeródromos.


ANTT  –  www.antt.gov.br

Agência Nacional de Transportes Terrestres

Entidade integrante da Administração Federal indireta, submetida ao regime autárquico especial, com personalidade jurídica de direito público, independência administrativa, autonomia financeira e funcional e mandato fixo de seus dirigentes, vinculada ao Ministério dos Transportes, com a qualidade de órgão regulador da atividade de exploração da infra-estrutura ferroviária e rodoviária federal e da atividade de prestação de serviços de transporte terrestre, com sede e foro no Distrito Federal, podendo instalar unidades administrativas regionais.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

exploração da infra-estrutura ferroviária;

prestação do serviço público de transporte ferroviário de cargas;

prestação do serviço público de transporte ferroviário de passageiros.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

exploração da infra-estrutura rodoviária;

prestação do serviço público de transporte rodoviário de passageiros;

prestação do serviço de transporte rodoviário de cargas.

TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

cadastro de dutovias.

TRANSPORTE MULTIMODAL

habilitação do Operador de Transportes Multimodal.

TERMINAIS E VIAS

– exploração.

Competências:

CONCESSÃO: ferrovias, rodovias e transporte ferroviário associado à exploração da infra-estrutura

PERMISSÃO: transporte coletivo regular de passageiros pelos meios rodoviário e ferroviário não associados à exploração da infra-estrutura.

AUTORIZAÇÃO: transporte de passageiros por empresa de turismo e sob regime de fretamento, transporte internacional de cargas , transporte multimodal e terminais.


INPE  –  www.inpe.br

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais


ITA – www.ita.br

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma Instituição Universitária especializada no Campo do Saber Aeroespacial, sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica (COMAER), a qual tem por finalidade promover, por meio da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com o Campo Aeroespacial e a formação de profissionais de nível superior nas especializações de interesse do COMAER e do Setor Aeroespacial em geral.

Ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse do campo Aeroespacial, em geral, e do COMAER, em particular;

Manter atividades de graduação, de pós-graduação stricto sensu, de pós-graduação lato sensu e de extensão;

Promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais.


COPPEAD – UFRJ – www.coppead.ufrj.br

Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O COPPEAD é o instituto de pós-graduação e pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A seriedade e a tradição da UFRJ, aliadas a um corpo docente qualificado, fazem desta escola de negócios uma referência acadêmica nacional e internacional


FEM- Unicamp  –  www.fem.unicamp.br

Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas

A FEM, Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp tem por principais objetivos formar profissionais dos diversos ramos da Engenharia Mecânica, bem como de Engenharia de Controle e Automação, buscando atender as exigências da rápida transformação dos processos de produção que fizeram do engenheiro mecânico e do engenheiro de controle e automação profissionais dos mais requisitados pelo mercado de trabalho especializado. Forma ainda mestres e doutores nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo e Planejamento Energético, para atuação tanto no setor industrial específico quanto na academia e centros de pesquisa e desenvolvimento. A FEM realiza também pesquisas científicas e tecnológicas visando o desenvolvimento do potencial técnico-científico do país e presta serviços à comunidade, buscando repassar conhecimentos técnicos e científicos para o setor produtivo e diferentes setores da comunidade.


LALT – Unicamp  –  http://www.fec.unicamp.br/~lalt/

Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transporte da  Universidade Estadual de Campinas

O Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes – LALT é uma instituição vinculada ao Departamento de Geotecnia e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Atualmente, o LALT desenvolve atividades de pesquisa e ensino, participando ativamente da comunidade de Logística no Brasil em entidades como a ANPET – Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes e a ASLOG – Associação Brasileira de Logística, formando pesquisadores e profissionais na área que hoje são especialistas, mestres e doutores, ocupando posições de destaque em instituições de ensino e pesquisa, agências governamentais e empresas dos mais diversos setores


Supply Chain Council  –  www.supply-chain.org

Supply Chain Council (SCC) is a global nonprofit organization whose framework, improvement methodology, training, certification and benchmarking tools help member organizations make dramatic, rapid, and sustainable improvements in supply chain performance.

The Supply Chain Operations Reference (SCOR®) is the world standard for supply chain management, a model that provides a unique framework for defining and linking performance metrics, processes, best practices, and people into a unified structure

A consortium of 69 organizations founded SCC in 1996. Today, the SCOR model is used by thousands of organizations worldwide. SCC membership is open to all organizations interested in applying and advancing the state-of-the-art in supply chain management systems and practices. Our members represent a broad cross-section of industries including manufacturers, distributors, retailers, and service providers as well as technology solution providers, business consultants, academic institutions, and government organizations. SCC has chapters in Australia/New Zealand, Greater China, Europe, Japan, Latin America, Middle East, North America, Southern Africa, and South East Asia.


Fundação Vanzolini  –  www.vanzolini.org.br

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador.

Também prioriza seus projetos e atividades de Educação Continuada por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. A Fundação Vanzolini é ainda um centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.


ANTAQ  –  www.antaq.gov.br

Agência Nacional de Transportes Aquaviários

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, criada pela Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, é entidade integrante da Administração Federal indireta, submetida ao regime autárquico especial, com personalidade jurídica de direito público, independência administrativa, autonomia financeira e funcional, mandato fixo de seus dirigentes, vinculada ao Ministírio dos Transportes e a Secretaria de Portos da Presidêcncia da República, com sede e foro no Distrito Federal, podendo instalar unidades administrativas regionais.

Tem por finalidades:

I – implementar, em sua esfera de atuação, as políticas formuladas pelo Ministério dos Transportes e pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte-CONIT, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na Lei nº 10.233, de 2001; e

II – regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infra-estrutura portuária e aquaviária, exercida por terceiros, com vistas a:

  1. a) garantir a movimentação de pessoas e bens, em cumprimento a padrões de eficiência, segurança, conforto, regularidade, pontualidade e modicidade nos fretes e tarifas;
  2. b) harmonizar os interesses dos usuários com os das empresas concessionárias, permissionárias, autorizadas e arrendatárias, e de entidades delegadas, preservando o interesse público; e
  3. c) arbitrar conflitos de interesse e impedir situações que configurem competição imperfeita ou infração contra a ordem econômica.

EMTU  –  www.emtu.sp.gov.br

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é uma empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM)  que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.Essas três áreas somam 67 municípios que têm toda a sua rede de transportes intermunicipais controlada pela EMTU/SP.


ARTESP  –  www.artesp.sp.gov.br

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo

Implementar a política estadual de transportes; exercer poder regulador; elaborar modelos de concessões, permissões e autorizações; garantir a prestação de serviços adequados; zelar pela preservação do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e estimular a melhoria da prestação dos serviços públicos de transporte.


SINDICAMP   –  www.sindicamp.org.br

Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e região


SETCESP  –  www.setcesp.org.br

Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região


ASLOG  –  www.aslog.org.br

Associação Brasileira de Logística

A Associação Brasileira de Logística – ASLOG, fundada em 6 de junho de 1989, é o principal organismo de estudo, debate e divulgação da Logística no Brasil. Entidade sem fins lucrativos, tem como foco a promoção da Logística através da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.


CEBRALOG  – www.cebralog.com

O CEBRALOG é a operação brasileira da SCN Corp. International, uma das maiores redes internacionais de consultorias de supply chain com escritório em todos os continentes, o CEBRALOG assegura com exclusividade padrão internacional na qualidade de seus serviços:

– Advisory to open a company in Brazil;

– Market research (consumers, competitors, suppliers, distribution channels);

– Legal advisory;

– Supply chain costs evaluation;

– Fiscal and taxation evaluation;

– Find office solutions;

– Organize busines trips to Brazil (include contats with clients and suppliers);

– Selection of lawyers, brokers, accountants;

– Busines plan advisory and investment strategy advisory;

– Planning and operational solutions to export to Brazil and distribute locally;


CNT  –  www.cnt.org.br

Confederação Nacional do Transporte

Criada em 1954 com o status jurídico de entidade sindical de grau superior, sem fins lucrativos, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) tem como missão atuar na defesa dos interesses do setor de transportes.

Sediada em Brasília (DF), a instituição coordena e defende nacionalmente o setor em todos os fóruns de discussão, tanto na esfera pública quanto no âmbito privado. Atua também no sentido de estimular e apoiar a integração entre os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.

Sua importância estratégica e institucional ganha peso quando se considera a capilaridade da estrutura que integra o Sistema CNT. São 29 federações, três sindicatos nacionais e 15 associações nacionais que representam 70 mil empresas de transporte e 1,9  milhão de caminhoneiros e taxistas. Junte-se a isso a participação econômica expressiva do setor, que responde por 15% do Produto Interno Bruto (PIB)


ANTP  –  www.antp.org.br

Associação Nacional de Transportes Públicos

A ANTP é uma entidade civil criada em 1977, voltada ao setor de transporte público e do trânsito urbano do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento.

São suas principais atividades: promove, bienalmente, o Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e, periodicamente, seminários, cursos e outros eventos destinados ao debate e busca de soluções para os problemas da mobilidade nas cidades


Forças Armadas

EXÉRCITO BRASILEIRO – www.exercito.gov.br


MARINHA DO BRASIL  –  www.mar.mil.br

Em atendimento às exigências da Lei de Inovação Tecnológica, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha (NIT-MB) foi criado em julho de 2009 para gerenciar a política de inovação da Marinha.

Cabe ao NIT-MB promover e estimular a proteção intelectual dos produtos desenvolvidos pelos pesquisadores da Marinha e fomentar parcerias para a realização de pesquisas e transferência de tecnologia.

O NIT-MB interage com instituições públicas e privadas e outros núcleos, compondo uma cadeia que proporciona troca de conhecimentos de Ciência, Tecnologia e Inovação. É formado por uma Gerência de Inovação Tecnológica (GIT), órgão central que funciona na SecCTM, e por Células de Inovação Tecnológica (CIT), localizadas nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) da MB.


FORÇA AÉREA BRASILEIRA  –  http://www.fab.mil.br