Aplicação de testes Toefl ITP na Fatec Americana para alunos, professores e funcionários

Informamos que a Fatec Americana, credenciada como Centro Aplicador do Exame de Proficiência TOEFL ITP – (Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program) realizará a quarta aplicação do exame para os alunos da Unidade que não prestaram nas edições anteriores e também para os professores e funcionários da Unidade.

Esclarecemos que a aplicação é totalmente gratuita, graças ao convênio firmado com o Centro Paula Souza e o Programa Idiomas sem Fronteiras (MEC).

Ofereceremos quatro aplicações do exame, de 05/12 a 07/12/2016, no Auditório do Bloco “B” da Fatec Americana.

As inscrições para o teste serão feitas apenas no site do Idiomas sem Fronteiras: http://isfaluno.mec.gov.br/index

É só clicar em Teste de Proficiência (área verde) e depois solicitar o primeiro acesso, inserir seu CPF e seguir os procedimentos indicados. Depois, é só escolher dia e horário da aplicação.

Prazo de inscrição

As inscrições, cujas vagas são limitadas, já estão abertas para os alunos, professores e funcionários da Fatec Americana e se estenderão até três dias antes da aplicação.

Se o candidato não puder comparecer, é possível cancelar a inscrição com até três dias de antecedência, para disponibilizar a vaga para outro interessado.

Seguem algumas informações importantes sobre o teste.

Por que fazer o TOEFL ITP?

– Para avaliar o nível de proficiência em Inglês;

– Para ter acesso a cursos gratuitos online e presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras;

– Para participar de programas de intercâmbio acadêmico;

– Para ingressar em programas de Mestrado e Doutorado;

– Para documentar o currículo acadêmico/profissional.

Como é o formato do teste?

Os testes a serem aplicados na Fatec Americana são caracterizados como Level 1, cuja pontuação abrange de 310 a 677 pontos, o que equivale ao nível A2 a C1, do Quadro Comum Europeu.

Os testes são em formato de papel e todas as perguntas são de múltipla escolha, com quatro alternativas por questão. Os testes avaliam as habilidades em três áreas:

– Compreensão auditiva (50 questões / 35 minutos)

– Estrutura e Expressão Escrita (40 questões / 25 minutos)

– Habilidade de Leitura (50 questões / 55 minutos)

Como se preparar para o teste?

– Acesse o link abaixo para fazer o download do manual do candidato. No manual você encontrará todas as orientações necessárias e um simulado para se familiarizar com o estilo do teste. http://isf.mec.gov.br/ingles/images/pdf/manual_candidato_toefl_itp.pdf

– Procure os professores de Inglês que também poderão orientar sobre os procedimentos para a inscrição e sobre o formato da prova.

Prof.ª Maria Elizete Luz

Coordenadora do Centro Aplicador da Fatec Americana