Docentes – Gestão Comercial

CORPO DOCENTE

Eliane Vendramini de Oliveira

E-mail: eliane.oliveira5@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciência da Computação – Faculdades Adamantinenses Integradas (2003) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) – Unesp/Ilha Solteira. É doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Ilha Solteira. Atualmente é professora e coordenadora no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – FATEC Adamantina e professora da UniFAI – Centro Universitário de Adamantina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gestão de Projetos, Engenharia de Software e Inteligência Artificial (Algoritmos Evolutivos, Redes Neurais e Sistemas Fuzzy).


Jacqueline Pereira dos Santos Souza

E-mail: jacqueline.santos4@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Mestra em Educação (2017/2019) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).Possui Licenciatura Plena em Administração (2011) pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC); MBA em Gestão Organizacional (2012) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e graduação em Administração (2007) pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (2007). Atualmente é docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza na Etec Professor Adolpho Arruda Mello de Presidente Prudente, sendo que na mesma instituição é coordenadora responsável pelo projeto de Orientação e Apoio Educacional, assim, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Apoio Educacional. Professora de Ensino Superior – FATEC Adamantina.


Andreia Peratelli Fonseca

Currículo Lattes

E-mail: andreia.fonseca@fatec.sp.gov.br

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS – INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO (1996). Tem experiência na área de Administração e Ciências Contábeis, ministrando aulas das seguintes disciplinas: Economia, Planejamento Estratégico, Logística, Contabilidade Geral, Estrutura e Análise de Balanços, e possui experiência empresarial na área de finanças.


Fernanda Reis da Silva

E-mail: fernanda.silva193@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Administração pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é proprietária – Editora e Gráfica Clagel ltda – ME e Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria institucional e estratégia. Atualmente sou professora do Curso de Gestão Comercial da FATEC de Assis nas disciplinas de Gestão de Processos, Cadeias de Suprimentos, Gestão de Marketing e Gestão Estratégica.


Fernanda Siquini Valenciano

E-mail: fernanda.valenciano@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas – Adamantina (SP), Especialização em Docência do Ensino Técnico e Superior – Unitoledo – Araçatuba (SP) – Pós-graduação Lato Sensu. Especialização em Psicopedagogia, Lato Sensu. Atualmente leciona na Escola Técnica Estadual Amim Jundi do Centro Paula Souza em componentes curriculares relacionados a Comunicação no Ensino Médio e Técnico, em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Coordenadora Responsável por Classes Descentralizadas pelo Centro Paula Souza (2012 e 2013). Coordenadora Responsável por Projeto de Orientação e Apoio Educacional (2014 e 2015) na unidade escolar Etec Amim Jundi (Centro Paula Souza). Ministrou aulas no Curso de Formação Pedagógica no componente Metodologias do Ensino, na Fatec de Presidente Prudente proporcionado pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Pedagoga pela Faculdade Anhanguera. Atua como Psicopedagoga em atendimento clínico e institucional no Espaço PsicoAprender na cidade de Osvaldo Cruz. Membro Participante do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), área: Educação, linhas de Pesquisa: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, Políticas Educacionais e Gestão Escolar, Políticas para a juventude e violência escolar. Página do grupo no CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0587071411836407. Mestre em Educação com ênfase em Políticas Públicas, processos formativos e diversidade pela UNOESTE, Presidente Prudente, SP, como defesa de Dissertação de Mestrado sobre a Reforma no Ensino do Brasil, sobre a disseminação e discussão nos espaços escolares. Doutoranda em Educação pela UNOESTE, Presidente Prudente, SP, com pesquisa nos conteúdos escolares da Pedagogia Histórico Crítica (Demerval Saviani).


    

Ivan Marcio Gitahy Junior

E-mail: ivan.gitahy@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Mestre em Educação. Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem e graduado em Gestão de Negócios. Avaliador Institucional Ad Hoc do INEP-MEC. É Revisor de Periódicos nas áreas de Administração e Negócios. É professor da FATEC de Presidente Prudente e Professor Conteudista do Centro Universitário Toledo Presidente Prudente. Tem experiência na coordenação de cursos Ead, e na docência de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAd nas seguintes áreas: Administração, Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação, Cooperativismo. Foi docente responsável por diversos projetos de pesquisa e extensão. CEO de uma empresa no ramo de saúde, bem-estar funcional e ocupacional.


Mariangela de Fátima Ariosa

E-mail: mariangela.ariosa@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Letras, Português/ Inglês, respectivas literaturas, Relações Internacionais e Direito. Mestre em Direito pela UERJ. Atualmente é Titular de cartório em SP.


Paulo Roberto da Silva

E-mail: paulo.silva1@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE (2013). Bacharel em Administração (1990) e Bacharel em Ciências Contábeis (1991), ambos pela Faculdade de Administração e de Ciências Contábeis de Tupã. Pós-graduado em: Administração Global e Marketing, MBA em Gestão Estratégica e de Marketing, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, MBA em Investimentos e Private Banking (2021 – cursando). Atualmente exerce a função de Gestor Pedagógico Regional das Fatecs no Núcleo Regional Administrativo de Bauru/Araçatuba; é Professor de Ensino Superior III-G na Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente e na Faculdade de Tecnologia de Adamantina. Foi Diretor de Escola Técnica, Coordenador Pedagógico, Coordenador de Curso e Professor de Ensino Médio e Técnico, exercidos na Escola Técnica Estadual Amim Jundi do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Foi Professor de Ensino Superior e Coordenador de Curso (Bacharelado em Administração) na Rede Gonzaga de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Custos, além de atuação em Gestão da Qualidade, Gestão Mercadológica, Competitividade e Cultura Organizacional.


 

Paulo Sérgio da Silva

E-mail: paulo.silva377@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

doutor em Ciência Política em 2005 pela Universidade de São Paulo (USP), mestre no ano de 2000 em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e bacharelado em 1997 na área de Ciências Sociais, também pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Tornou-se professor concursado no Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) desde 2007. É ainda professor afastado da Faculdade de Direito da Alta Paulista de Tupã (FADAP) e avaliador Ad Hoc da Revista OPSIS – Revista do Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade de História e Ciências Sociais de Goiás – UFG/CAC. Atuou na pesquisa científica, bem como na docência nas áreas de partidos políticos (na política local e nacional), direito eleitoral, políticas ambientais, aspectos sociais, eleições midiáticas, estado, governo, políticas públicas, comportamento do voto e estratégia militar. Exerceu o cargo de coordenador do curso de Administração e Ciências Econômicas no período de janeiro a junho de 2017. Ex-reitor do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) entre 01 de julho de 2017 a 30 de junho de 2021.


José Edson Moysés Filho

E-mail: jose.moyses@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Doutor em Administração pela UNINOVE-SP com doutorado sanduiche pela Universidad Complutense de Madrid. Mestre em Administração pela UNINOVE-SP. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade São Luís – SP, Geólogo pela UFRural RJ. Foi Diretor Administrativo na MR Sobremesas ( Laffriolée) de 1994 a 2012. Exerceu o cargo de Secretário da Educação e Cultura de Irapuru-SP ( 2013 a 2018 e 2020). Foi professor e Assessor Técnico Administrativo do curso de Gestão Comercial da Fatec de Adamantina ( 2018 A 2020). Tem experiência na área de Administração de Empresas, Marketing, Políticas Públicas, atuando principalmente com os seguintes temas: gestão empresarial, gestão de canais de distribuição, responsabilidade social corporativa, internacionalização de negócios, marketing de relacionamento, e políticas públicas educacionais. Tem interesse em gestão administrativa, marketing e cidadania corporativa. Desenvolve pesquisa em Marketing de Relacionamento e Poder em Canais de Distribuição. Atualmente leciona nos cursos Administração, Pedagogia, e Gestão do Agronegócios na Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES).


Silvio Luis Agostinho dos Santos

E-mail: silvio.santos25@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Processamento de Dados – Faculdades Adamantinenses Integradas-SP (1998). Licenciatura Plena em Matemática, com habilitação em Física pela Faculdades Adamantinenses Integradas-SP (2003). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).Atualmente sou professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tendo experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Matemática e Física, no ensino fundamental, médio e Ensino Técnico na ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente em Adamantina-SP, Fui supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/FAI no período de março à agosto de 2014. Em Setembro de 2014 ingressei no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) na Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP (Pólo16), cujo o meu projeto foi desenvolver um Kit de Experimentos utilizando materiais de fácil acesso e baixo custo. No final foram desenvolvidos 3 produtos educacionais: 1) Site de Apoio ao Projeto 2) Realização da Feira de Física 3) Produção do Kit de Experimentos portátil. No dia 23/02/2017 efetuei a defesa do Mestrado e fui aprovado. Em fevereiro de 2018 ingressei no Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de doutorado como aluno regular na UNESP Campus de Presidente Prudente-SP. Sendo meu objeto de pesquisa Intitulada: APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E FÍSICOS UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL.


André Luis Scagnolato

   E-mail: andre.scagnolato@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui Graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Licenciatura Plena em Informática pela Universidade Católica de Brasília, especialização em Tecnologias na Educação pela Universidade do Oeste Paulista, especialização em Gestão de Redes e Telecomunicações pela Faculdade Alfa América, Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales, Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Jales e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – FEIS Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Atualmente é professor do Centro Estadual de Tecnologia Paula Souza – Etec. Prof. Eudécio Luiz Vicente e Professor Instrutor no Programa Cisco Networking Academy (parceria CISCO/Centro Paula Souza). Tem experiência na área de Tecnologias Aplicadas à Educação, Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, Arquitetura de Software e Segurança da Informação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Redes de Computadores, Arquitetura de Sistemas Operacionais, Arquitetura e Organização de Computadores e Computação Forense.


Alessandra Carla Furlanetti

E-mail: alessandra.furlanetti@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio. Atualmente é professor doutor da Faculdade Presidente Epitácio e da Fatec- Faculdade de Adamantina do interior de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, melancia, amendoim, milho, soja, cana-de-açúcar, pecuária, agricultura de precisão e cursos em produção acadêmica.


Carla Plantier Message

E-mail: carla.message@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2019), cursando Formação Pedagógica pelo IFSP, Especialista em Engenharia de Software e Banco de Dados pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2008). Professora do ensino superior desde 2013, lecionando disciplinas como: Algoritmos e Lógica de Programação, Linguagem de Programação, Programação de Computadores, Programação Orientada à Objetos, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Engenharia de Software e Informática Aplicada. Tutora Virtual da Univesp (2017-2018) no curso de Engenharia de Computação e Matemática. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática, Algoritmos e Programação, Sistemas de Informação, Programação Orientada à Objetos e Engenharia de Software. Interesse em Tecnologias na Educação, Recursos Educacionais Abertos, Educação à Distância e Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3333-398X


Evandro Jardim dos Santos

E-mail: evandro.santos34fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui Graduação em Administração – UNIFAI (2000); Especialização em Gestão de Marketing – REGES(2005); Especialização (MBA) em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios – REGES (2005); Licenciatura em Administração – Centro Paula Souza (2008); Licenciatura em Contabilidade – Centro Paula Souza (2011); Licenciatura em Pedagogia – IEC – Instituto Educacional de Carapicuíba (2010). Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento pela Unesp/Tupã (2017). Atualmente é Professor do Centro Paula Souza na área de Gestão e Negócios. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão de Pessoas da UNIFAI.

João Lucas de Aguiar Amorin

E-mail: joao.amorim2@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Administração de Empresas e Especialização MBA Gestão Organizacional pela Universidade do Oeste Paulista (2008). Licenciatura Plena em Pedagogia- Centro Paula Souza-SP. Mestrando Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa -Porto Portugal. Atualmente realiza consultoria organizacional pela Empresa Aron Consultoria e Treinamentos -Presidente Prudente, – Instrutor- Docente – SEST/SENAT Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte. Mais de 14 anos atuando na Área de Tecnologia da Informação exercendo desde cargos técnicos nas áreas de manutenção de equipamentos e suporte de T.I., bem como realizando serviços de help desk a clientes (atendimento ?em local?) para serviços de suporte de sistemas. Habilidade no contato interpessoal, facilidade de adaptação, apto a integrar, motivar e desenvolver equipes com ênfase em resultados e objetivos, bem como forte capacidade de atuar sob pressão e com prazos bem definidos. Consultorias em empresas, nas áreas de Informática e administração organizacional. Visando as agilidades administrativas do dia a dia de uma empresa, treinando funcionários e outros. . Foi Professor e Orientador no curso de Administração da Etec Centro Paula Souza-SP. . Coordenador de Projetos de implantação de ferramentas logísticas em empresas, trabalho feito com alunos do programa Via Rápida Empregos do Governo de São Paulo. Colaborador como Professor Responsável (Pesquisa e Satisfação da Empresa Andorinha). Elaborador e membro do Projeto Inova Centro Paula Souza ( Projeto participou de uma comissão julgadora, ficando em 4º Lugar a nível estado de São Paulo.Sócio atuante em 2 empresas Startup- INTEPP- Incubadora Tecnológica de Presidente-Prudente-SP


Lilian Pacchioni Pereira de Sousa

E-mail: lilian.souza16@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero – São Paulo/ SP. Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos Unimarco- São Paulo /SP. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp – Marília /SP, na Linha de Pesquisa – Educação e Desenvolvimento Humano. Estudante Participante do GEADEC- Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista. Possui experiência de mercado em Agências de Propaganda. Docente no Centro Universitário de Adamantina/SP – UNIFAI e no Centro Universitário Católico Auxilium UNISALESIANO – Araçatuba/SP. Membro do Conselho Consultivo da Revista Universitas e da Revista eHumanit@s (Unisalesiano/SP).

Renata Motta Chicoli Belchior

E-mail: renata.belchior@fatec.sp.gov.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Letras – Português e Inglês – (FAI) Faculdades Adamantinenses Integradas (2000), Pós-graduação em Linguística Aplicada pela Faculdades Adamantinenses Integradas/ FAI, Pós -Graduação em Gestão Escolar pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba/FALC – Instituto DOFMAR e Pós-Graduação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado de São Paulo/UNESP. Cursou disciplinas do Mestrado Acadêmico na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É efetiva no cargo de PEB II (Inglês) na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Atuou como Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Língua Estrangeira Moderna (PCNP-LEM) da Diretoria da Região de Adamantina e hoje responde como PCG (Professora Coordenadora Geral) da EE Professor Carlos Umberto Carrara na cidade de Lucélia no PEI (Programa de Ensino Integral). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.