Ciência de Dados

Perfil do Profissional

Considerada uma profissão do futuro, Ciência de Dados forma o seu profissional para ter habilidade em gestão da informação. Esse profissional desenvolve aplicações e operações para coletar, preparar, misturar, visualizar, explorar e analisar um grande volume de dados, com o objetivo de buscar padrões e identificar tendências para que as organizações tomem decisões baseadas em fatos e números.

Base de estudos e competências

O profissional de Ciência de Dados está envolvido diretamente com as estratégias da empresa. Suas técnicas de análise e compartilhamento de dados contribuem para uma maior eficiência do aproveitamento de informações colhidas em cenários de mercado, processos e operação.

A proposta do profissional é adquirir competências para:

  • Construir modelos de dados, métricas, relatórios e dashboards para diferentes áreas de negócio;
  • Delinear o tipo de solução, através da aplicação de conhecimentos de estatística, matemática e ciência da computação;
  • Analisar dados utilizando mineração de dados e análises avançadas com uso de softwares: programas próprios, pacotes estatísticos ou planilhas;
  • Construir dispositivos de integração de dados. Orientar em relação à melhor forma de realizar a integração de dados. Utilizar dados da plataforma big data para análises e desenvolvimentos de modelos estatísticos. Definir métodos, padrões, procedimentos, processos e soluções de qualidade de dados;
  • Conhecer e aplicar linguagens de programação adequadas à Ciência de dados.

Área de atuação

Tem uma ampla área de atuação o profissional de Ciência de dados, devido à convergência da tecnologia dentro das empresas, mas podemos destacar:

  • Empresas em geral (agricultura, indústria, comércio e serviços); Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; Empresas de tecnologia; Organizações não-governamentais; Órgãos públicos; Institutos e centros de pesquisa; Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.